Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Petrobras lança cartilha sobre diversidade sexual para valorizar individualidade

Uma das ações implementadas pela companhia é a inclusão do nome social do empregado ou empregada transgênero no seu cadastro

Redação de Redação
28 de junho de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Petrobras lança cartilha sobre diversidade sexual para valorizar individualidade

Além de iluminar seu prédio sede com as cores do arco-íris, a Petrobras lançou nesta quarta-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma inédita cartilha sobre diversidade sexual, com o objetivo de promover a conscientização do público interno e da sociedade em geral, e dar luz às conquistas legais relacionadas ao tema, disse o presidente da estatal, Jean Paul Prates, em redes sociais.

“Estamos aqui para dizer que vocês podem e devem ostentar seu orgulho sem medo, carregando-o no peito com muita felicidade, porque aqui é um espaço que a diversidade é sim acolhida e celebrada”, disse Prates em uma rede social. “Nós vemos e celebramos vocês”, afirmou.

Uma das ações implementadas pela companhia é a inclusão do nome social do empregado ou empregada transgênero no seu cadastro, além da possibilidade de atualização de nome e sexo, caso já tenha efetuado as mudanças no registro civil.

A cartilha, que está disponível no site da companhia, apresenta dados sobre o tema como, por exemplo, a quantidade de pessoas que se declaram LGBTQIA+ no País: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 2,9 milhões, podendo haver subnotificação, ressalta a cartilha.

A publicação mostra também os números sobre a violência por intolerância, que contabiliza uma morte a cada 29 horas, segundo dados do Relatório do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIAP+. Outro destaque são os principais conceitos relacionados ao assunto, como as definições de orientação sexual e de identidade de gênero, entre outras.

Também são informadas leis e regulamentações que protegem os direitos das pessoas LGBTQIA+, destacando avanços legais, como a criminalização da homofobia, a garantia do casamento igualitário e outras medidas de combate à discriminação. É citada ainda a jurisprudência selecionada sobre o tema com as decisões judiciais relevantes relacionadas aos direitos dessas pessoas.

“A Petrobras está celebrando a diversidade em suas múltiplas pluralidades. No mês em que o mundo celebra o orgulho LGBTQIA+, também nos mobilizamos para celebrar isso. A Petrobras é um espaço em que nós valorizamos a liberdade para que qualquer pessoa possa ter sua individualidade reconhecida, respeitada e abraçada com todo afeto possível”, disse Prates.

A evolução das siglas, que começou com as letras GLS, também está no conteúdo da cartilha, com as devidas explicações das mudanças. O material demonstra esse e muitos outros progressos relacionados à presença e à aceitação da diversidade sexual na sociedade, mas também mostra o longo caminho que é preciso percorrer para tornar a inclusão mais abrangente e efetiva.

No âmbito corporativo, a Petrobras reafirma a importância de a inclusão significar não somente a participação de todas as pessoas, independentemente de gênero ou orientação sexual, mas a criação de um ambiente seguro e respeitoso. Além disso, reconhece que a inclusão não é apenas uma boa prática empresarial, mas uma norma jurídica que precisa ser seguida.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Transações por Pix têm alta de 105% em 2022, mostra Febraban

Próxima Postagem

Volvo assina acordo para dar aos seus carros elétricos acesso à rede de carregamento da Tesla

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Volvo espera margem de lucro menor para 2026, devido a tarifas a VEs da China por EUA e UE

Volvo assina acordo para dar aos seus carros elétricos acesso à rede de carregamento da Tesla

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile