Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

E-commerce: varejo é o único setor responsável por minimizar o impacto da crise

Redação de Redação
28 de maio de 2020
no E-commerce, Notícias, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos
E-commerce: varejo é o único setor responsável por minimizar o impacto da crise
[the_ad id="169690"]

O salto do e-commerce durante a pandemia de coronavírus não tem se mostrado suficiente para sustentar os lucros das varejistas, que tiveram lojas fechadas e viram o fluxo de clientes cair.

[the_ad id="138406"]

No primeiro trimestre, a maior parte das empresas do setor teve queda no lucro líquido, apesar de um aumento no volume total de vendas.

As exceções foram B2W, que reduziu o prejuízo líquido em relação ao mesmo período do ano passado, e Via Varejo, que colheu frutos de uma reestruturação, revertendo o prejuízo anterior.

Nem Carrefour e GPA (Grupo Pão de Açúcar) escaparam. Ambas tiveram queda no lucro por um aumento nas despesas, apesar da alta nas vendas com a corrida aos supermercados na quarentena.

O GPA teve um prejuízo líquido de R$ 130 milhões no primeiro trimestre deste ano contra um lucro líquido de R$ 126 milhões em 2019. O Carrefour reportou lucro líquido de R$ 425 milhões (-15,8%).

Dentre as maiores quedas no lucro estão Riachuelo e Lojas Renner, que têm maior dependência das lojas físicas nas vendas, sendo mais afetadas com o fechamento comércio.

A Riachuelo teve prejuízo de R$ 47,5 milhões nos três primeiros meses do ano, ante lucro de R$ 29,3 milhões na comparação trimestral. A Renner viu o lucro cair 94% para R$ 10 milhões.

O Magazine Luiza, um dos líderes no ecommerce brasileiro, teve prejuízo de R$ 8 milhões, apesar do salto de 73% das vendas online no período, que passou a representar, pela primeira vez, a maior parte do total de vendas. Segundo a empresa, os custos em manter as lojas físicas seguem elevados, apesar de renegociação de aluguéis, por exemplo.

Outros fatores para a queda no lucro são o fortalecimento do caixa das companhias para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19 e o investimento para aprimorar a logística de entregas.

Nesse cenário, empresas voltadas apenas ao comércio online têm vantagem, como Mercado Livre, Amazon e B2W, que opera Submarino, Shoptime, Americanas.com.

Mercado Livre e Amazon, porém, tiveram queda no lucro, mesmo com crescimento nas vendas. A B2W teve um crescimento de 27,3% nas vendas no período e conseguiu reduzir o prejuízo líquido para R$ 108 milhões, ante R$ 139 milhões no primeiro trimestre de 2019.

Já a Via Varejo viu resultado na reestruturação de sua operação, que teve início em 2018 e foi intensificada com a troca no comando da empresa, com a volta da família Klein, fundadora da Casas Bahia, como acionista majoritária.

A empresa teve sucesso em compensar as lojas fechadas com as vendas online, incluindo vendas pelo WhatsApp.

“De início, 70% das nossas vendas desapareceram. Mas, rapidamente, a performance do e-commerce somada à iniciativa do vendedor online, começaram a compensar boa parte da queda de vendas”, diz o balanço da companhia.

Com aumento de 45,7% nas vendas do e-commerce, a dona de Casas Bahia e Pontofrio e Extra.com.br teve lucro líquido de R$ 13 milhões, ante prejuízo de R$ 50 milhões no começo de 2019. A empresa estima que, sem o impacto da Covid-19, teria um lucro líquido de R$ 100 milhões no período.

“Tirando empresas com e-commerce forte, os foram resultados muito ruins. Renner decepcionou bastante, assim como todas do setor de vestuário, mas as empresas estão com boa posição de caixa e se fortalecendo”, diz Jorge Junqueira, sócio da Gauss Capital.

Apesar dos números negativos, as varejistas apresentam forte valorização na Bolsa de Valores. Ao contrário da maior parte do mercado de ações, elas ostentam valores recorde em plena pandemia, como Amazon, Magazine Luiza, B2W e Mercado Livre.

“Na Bolsa são temos empresas boas, as líderes de cada setor, e as opções de investimento são escassas”, diz Junqueira.

Com informações da Folha de S.Paulo.
* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Varejo online deve movimentar Dia dos Namorados

Próxima Postagem

Shopping Centers: 4 iniciativas que permanecerão depois da pandemia do Covid-19

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Shopping Centers: 4 iniciativas que permanecerão depois da pandemia do Covid-19

Shopping Centers: 4 iniciativas que permanecerão depois da pandemia do Covid-19

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.