Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Cargill tem receita recorde no Brasil em 2020

Resultado foi reflexo da combinação de safras volumosas, valorização da soja e milho no mercado internacional e da desvalorização do real

Redação de Redação
28 de abril de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Cade aprova, sem restrição, compra pela Copersucar das ações da Cargill na Alvean

A Cargill obteve em 2020 receita operacional líquida recorde no Brasil, de R$ 68,6 bilhões, crescimento de 38% em relação ao ano anterior (R$ 49,7 bilhões). O lucro líquido no País no ano passado foi de mais de R$ 2,1 bilhões, ante R$ 400 milhões em 2019, segundo a empresa.

Em entrevista virtual, o presidente da Cargill no Brasil, Paulo Sousa, disse que o resultado foi reflexo da combinação de safras volumosas, valorização da soja e milho no mercado internacional e desvalorização do real. Segundo o executivo, o mercado externo representa 75% da receita da Cargill no Brasil. “A combinação desses três fatores trouxe esse recorde de faturamento no ano de 2020”, disse Sousa.

Conforme o executivo, havia a preocupação de importadores de garantir suprimento, temendo interrupção nas cadeias devido à covid-19, o que não se confirmou. Por outro lado, disse ele, o produtor rural brasileiro colheu um volume expressivo e antecipou as vendas ao ver os preços subindo. “Foi um cenário muito positivo, com a demanda global querendo comprar e o produtor brasileiro querendo vender.”

Ainda conforme Sousa, a empresa também buscou reduzir custos para aumentar a eficiência das operações no País. “Todo esse trabalho se mostrou bem feito agora que o mercado estava pagando para que a nossa capacidade trabalhasse a plena potência”, assinalou. “Apesar de ser um ano de pandemia, as nossas equipes trabalharam muito bem e com segurança. Tivemos diversos lugares, principalmente na parte portuária, onde mesmo as comunidades estando em uma situação difícil nós conseguimos operar sem interrupção.”

Já o mercado doméstico foi prejudicado pela queda de faturamento em food service no primeiro semestre, mas se recuperou no segundo semestre, principalmente por conta do auxílio emergencial. Segundo o executivo, embora o food service também tenha reagido em relação à primeira metade de 2020, o seu desempenho ficou abaixo dos anos anteriores, porém a recuperação no mercado doméstico foi puxada principalmente pelas vendas de produtos alimentícios no varejo.

Para contrabalançar o impacto da pandemia sobre food service, a empresa buscou inovações com 500 alunos da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e investiu no portfólio de produtos do varejo, oferecendo novas opções nas linhas de óleo e tomate para atender à demanda do consumidor por opções mais saudáveis.

O investimento da Cargill no Brasil totalizou R$ 918 milhões em 2020, um aumento de 40% ante os R$ 656 milhões em 2019. Em torno de um terço desse valor (R$ 328 milhões) foi aplicado na fábrica de pectina HM em Bebedouro (SP), que está prevista para ser concluída no terceiro trimestre. Segundo a empresa, a demanda global por pectina cresce a uma taxa de cerca de 3% a 4% ao ano. O projeto tem investimento total estimado em R$ 550 milhões.

Os demais recursos alocados pela Cargill no País foram direcionados para infraestrutura, melhoria nas fábricas/linhas de produção e lançamentos de produtos. “Grande parte é para busca de eficiência e competitividade, desde melhorar nossas capacidades de embarque e desembarque de armazéns, portos, fábricas, ampliação de fábricas, e uma grande parte também na digitalização de processos”, disse Sousa. “Vamos continuar a ter no futuro investimentos fortes nessa direção de busca de eficiência tanto nas operações físicas como em digitalização.”

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Erro contábil gera conflito entre CVC e ex-executivos

Próxima Postagem

Passageiros da Uber no Brasil poderão combinar viagens com pedidos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Uber

Passageiros da Uber no Brasil poderão combinar viagens com pedidos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.