Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

PicPay reverte prejuízo em lucro de R$ 37 milhões em 2023 e mira diversificação de receitas

A concessão de crédito com o próprio balanço é um passo importante nessa estratégia

Redação de Redação
28 de março de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Presidente do INSS suspende de forma cautelar antecipação de benefícios no PicPay

O PicPay, controlado pelo grupo J&F, encerrou 2023 com lucro líquido de R$ 37 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 693 milhões registrado em 2022. Foi o primeiro resultado financeiro anual positivo do banco digital, que chegou ao equilíbrio entre receitas e despesas no quarto trimestre de 2022.

Segundo a fintech, a reversão das perdas é fruto da diversificação dos negócios e da chamada venda cruzada, que é quando uma empresa consegue vender um ou mais produtos a um consumidor que já é cliente de outra de suas soluções. Ao longo do ano, o PicPay passou a intermediar a concessão de crédito consignado, absorveu a carteira de clientes de varejo do Original, que pertence ao mesmo grupo, e iniciou os empréstimos com recursos próprios em algumas linhas.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 115 milhões, ante uma perda de R$ 603 milhões registrada no ano anterior. A receita cresceu 22% no comparativo anual, para R$ 3,5 bilhões, número recorde para a empresa.

“Vamos sim seguir com crescimento, mas também com expansão de rentabilidade”, afirmou o CEO do PicPay, Eduardo Chedid. Ele afirma que, hoje, as receitas da empresa seguem proporção próxima de 80 a 20: o processamento de transações via carteira digital, negócio de origem do PicPay, representa 80% do todo, enquanto os demais produtos, crédito incluído, respondem por 20%. Ele espera que a relação passe a ser de 50 a 50 em até três anos.

A concessão de crédito com o próprio balanço é um passo importante nessa estratégia. Até o ano passado, o PicPay operava apenas com um shopping virtual de crédito, em que bancos e fintechs “chegavam” aos clientes da plataforma. Esse modelo continua de pé, mas ganhou a companhia das operações feitas pelo próprio PicPay em produtos como o consignado, a antecipação do saque-aniversário do FGTS e os cartões de crédito.

“Ainda temos muito da transacionalidade vinda dos casos de uso da carteira digital, mas cada vez mais diversificamos modelos de negócio”, disse o diretor de Relações com Investidores, Fusões e Aquisições e Estratégia do PicPay, André Cazotto. “Vamos ver os produtos financeiros ganhando relevância no negócio do PicPay.”

Em 2023, a plataforma processou R$ 271 bilhões em transações, alta de 38% em um ano. A entrada de recursos por parte dos clientes foi de R$ 245 bilhões, crescimento de 59%, enquanto o volume de depósitos subiu 30%, para R$ 13 bilhões em dezembro.

Maquininhas

Neste início de ano, a empresa começou a vender maquininhas de cartão, no pontapé inicial de um mergulho maior na adquirência que pretende fazer neste ano. Com 35 milhões de clientes ativos no final do ano passado, o PicPay também quer se tornar um competidor relevante no segmento de pessoas jurídicas, e a maquininha é peça fundamental dessa equação.

No ano passado, a empresa colocou no ar a adquirência própria, eliminando a necessidade de processar operações através de outras companhias. Ao todo, capturou R$ 29 bilhões em transações, um crescimento de 283% em relação ao volume de 2022, e o que lhe deu cerca de 1% do mercado no País.

A investida acontece em um momento de contra-ataque dos grandes bancos. A Rede, controlada pelo Itaú Unibanco, assumiu a liderança do mercado no ano passado. Em reação, a antiga líder Cielo aumentou as equipes comerciais, e os bancos que a controlam, Bradesco e Banco do Brasil, planejam tirá-la da Bolsa.

Chedid reconheceu que a concorrência é acirrada, mas afirmou que o PicPay não partirá do zero: a fintech tem relacionamento com milhares de estabelecimentos comerciais que aceitam pagamentos através de sua carteira digital, que também aceita Pix. “Não é um negócio totalmente novo. Mas não oferecíamos uma parte importante, que é a aceitação das grandes bandeiras de cartão”, disse.

Outra nova frente de negócio não é financeira: no final do ano passado, o PicPay começou a testar a inclusão de anúncios no aplicativo. A publicidade é uma forma adicional de trazer receitas a partir do tráfego de usuários na plataforma, e é comum entre varejistas, mas no Brasil é inédita em aplicativos do setor financeiro. O segmento é liderado por Felipe Julião, e começa com 20 clientes. A expectativa para este ano é multiplicar por dez a receita arrecadada no ano passado, que a empresa não revela.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Perdas seguradas com catástrofes naturais vão a US$ 108 bilhões em 2023

Próxima Postagem

Para Fiesp, acordo Mercosul-UE seria benéfico para ambas regiões, especialmente a França

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Fiesp

Para Fiesp, acordo Mercosul-UE seria benéfico para ambas regiões, especialmente a França

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.