Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

CEOs alertam que investimento em sustentabilidade é o único caminho

Preocupação com o tema cresceu 15% nos últimos 10 anos, segundo estudo da Accenture

Redação de Redação
28 de março de 2023
no Economia, Notícias, Varejo com Causa
Tempo de leitura: 3 minutos
A oito anos do prazo final da agenda 2030, CEOs alertam: investimento em sustentabilidade é o único caminho

Enquanto o mundo se aproxima da metade do caminho para o cumprimento da meta global da agenda 2030 da ONU, CEOs do mundo inteiro enfrentam dez ou mais desafios simultâneos causados por cenários globais, como a pandemia do coronavírus e os conflitos geopolíticos. Segundo um estudo feito pelo Pacto Global da ONU e Accenture, 87% deles acreditam que esse cenário impactará na entrega dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Por outro lado, os mesmos executivos que temem não cumprir as metas dos ODSs acreditam que o principal caminho para vencer esse momento é investir em sustentabilidade. O estudo aponta ainda que 98% dos líderes entrevistados concordam que o assunto sustentabilidade é primordial em seus cargos, um sentimento que cresceu 15% em comparação aos últimos 10 anos do estudo.

Na análise introdutória da pesquisa, os números são interpretados como uma “mensagem dolorosamente clara” de que devemos acelerar nosso trabalho em sustentabilidade para construir um futuro resiliente.

Para o líder global em projetos de sustentabilidade da Accenture, Peter Lacy, esse momento crítico pode ser também uma oportunidade e há, sim, uma possibilidade de virada agora, quando ainda há metade do caminho até o marco de 2030.

“Não atingir os ODSs é uma preocupação real, mas, ao mesmo tempo, uma enorme oportunidade para as companhias se reinventarem e colocarem a sustentabilidade como uma força-chave para as mudanças na próxima década”, avalia.

Lacy destaca que esses momentos que exigem resiliência normalmente geram brechas de crescimento para quem souber aproveitar. “Novas ondas de investimentos em tecnologia e descobertas inovadoras podem trazer os ODS para dentro do alcance novamente. Mas isso só acontecerá se os líderes recorrerem à sustentabilidade para criar novos mercados, produtos e serviços que possam corrigir a atual trajetória e guiar o crescimento em tempos de mudanças”, alerta.

Agenda das empresas

A pesquisa com os CEOs mostra que esse esforço já faz parte da agenda de dois terços dos executivos, que afirmam que suas empresas estão engajadas em parcerias estratégicas de longo prazo. Alguns exemplos do que eles já têm feito: criação de produtos e serviços sustentáveis (63%), melhoria na coleta de dados de sustentabilidade (55%) e investimento em energias renováveis (49%). 

Além disso, quase metade (49%) está mudando para um modelo de negócios circular e 40% está aumentando os investimentos em inovação sustentável. A pesquisa traz também uma análise sobre o lugar da sustentabilidade nos negócios, reforçando que o tema não pode ser uma meta secundária, mas deve estar no centro da estratégia. 

“Os desafios globais continuarão e provavelmente aumentarão em número e complexidade nos próximos anos. As empresas, portanto, precisam de uma base sólida para sobreviver e crescer nestes tempos incertos e enfrentar a tempestade. Ao optar por investir em sustentabilidade, as empresas terão mais resiliência e agilidade para responder aos próximos desafios desconhecidos. Essa estratégia é crítica para uma empresa prosperar em um ambiente competitivo”, afirma o estudo.

O 12º Estudo de CEOs do Pacto Global da ONU com a Accenture entrevistou mais de 2.600 CEOs de 128 países, 18 indústrias e realizou mais de 130 entrevistas em profundidade – a maior amostra de executivos, incluindo o maior grupo do sul do globo, desde que a pesquisa começou, em 2007.

Com informações de Varejo com Causa
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Apex expõe na China desmatamento na Amazônia diante de gigantes do agronegócio

Próxima Postagem

Farmax, da Vinci Partners, adquire Sanavita e entra no segmento de nutrição

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Farmax, da Vinci Partners, adquire Sanavita e entra no segmento de nutrição

Farmax, da Vinci Partners, adquire Sanavita e entra no segmento de nutrição

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.