Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Logística

Micro e Pequenas empresas do transporte rodoviário apostam na digitalização para conter a inflação

Com a digitalização, as Micro e Pequenas empresas estão aproveitando algumas vantagens de implementar uma logística mais eficiente

Redação de Redação
28 de fevereiro de 2023
no Logística, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Micro e Pequenas empresas do transporte rodoviário apostam na digitalização para conter a inflação

Segundo estudo da Fretebras, maior plataforma de transporte rodoviário de cargas da América Latina, no 1° semestre de 2022 o número de novos cadastros de micro e pequenas empresas aumentou 44% na plataforma, demonstrando um aumento na procura por soluções digitais para transporte dos fretes. As pequenas transportadoras do setor conseguiram se reinventar e se adaptar mais rapidamente às necessidades do mercado (principalmente pós pandemia), em função do seu tamanho e menor investimento em ativos imobilizados, como frotas próprias, além da maior facilidade de incluir a digitalização em seus processos de trabalho. Assim, as micro e pequenas conseguiram aproveitar uma série de vantagens, como por exemplo uma economia de 23% ao utilizar a plataforma da Fretebras frente ao aumento da frota própria.

Os pequenos negócios brasileiros continuam colecionando grandes números em 2022. Nos três primeiros trimestres do ano, a soma da abertura de empreendimentos nos três portes – Microempreendedor Individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) – chegou a aproximadamente 3 milhões de registros. Os dados fazem parte de levantamento do Sebrae.

O investimento em soluções digitais ajudou as transportadoras a conter a inflação, que é absorvida primeiro pelo motorista (+50%) e em seguida pela transportadora (30-40%). Com isso o consumidor também sente esse peso no final da cadeia.

“A aceleração da digitalização das MPEs se tornou uma realidade a partir da pandemia, quando muitas empresas precisaram inovar para conter os altos custos das operações e o aumento constante da inflação. Desta forma, muitas buscaram por soluções que os ajudassem a manter uma boa gestão das operações. E isso vemos no transporte rodoviário de cargas, que representa de 60% a 70% de tudo o que é movimentado no país”, declara Bruno Hacad, diretor de Operações da Fretebras.

Com a digitalização, as MPEs estão aproveitando algumas vantagens de implementar uma logística mais eficiente, como acesso à informação em tempo real, melhora na gestão dos processos e redução de custos e perdas.

Pensando em ajudá-las neste processo, depois de investir, em dois anos, R$ 800 milhões em tecnologia e produto, a Fretebras entrega hoje uma plataforma completa de gestão da jornada do frete.

“O objetivo é passar de uma plataforma de publicação de cargas para uma de gestão dos fretes de ponta a ponta, desde a contratação do motorista e pagamentos até a entrega da carga. Buscamos levar mais eficiência na contratação de motoristas, com a própria plataforma indicando os mais propensos a aceitarem as viagens oferecidas; maior segurança na operação com o uso de tecnologias de validação dos motoristas com biometria facial; e maior otimização do tempo gasto por operadores acompanhando as viagens dos caminhoneiros, com monitoramento do motorista e da carga, desde o aceite até a entrega”, declara Bruno Hacad.

Sudeste possui a maior representatividade em cadastros na plataforma

A região do País com maior representatividade no cadastro de micro e pequenas empresas na plataforma Fretebras foi a Sudeste, com 49%. Em seguida aparecem o Sul (24%), Nordeste (12%), Centro-Oeste (11%) e Norte (4%).

“Sudeste puxa esta representatividade, mas a surpresa fica por conta do Nordeste que tem acelerado o seu processo de industrialização e pelo Centro-Oeste, por conta da digitalização do agronegócio, para conter custos, principalmente nas exportações”, relata o diretor de Operações da Fretebras.

Entre os Estados, São Paulo é o que apresenta a maior representatividade (31%), ficando bem à frente dos outros: Paraná (11%), Minas Gerais (11%), Santa Catarina (7%), Rio Grande do Sul (5%), Bahia (4%), Goiás (4%), Rio de Janeiro (4%) e Mato Grosso (4%).

Em questão de aumento de novos cadastros de micro e pequenas empresas na plataforma Fretebras, o destaque fica para o Rio de Janeiro, com 94,6%. Em seguida aparece Mato Grosso, com crescimento de 57%, Goiás (55,2%), São Paulo (45,2%), Minas Gerais (43%), Paraná (37,7%), Bahia (26,4%), Santa Catarina (16,4%) e Rio Grande do Sul (12,7%).

“Números do Sebrae demonstram bem esse crescimento no Rio de Janeiro, já que as micro e pequenas empresas do estado do Rio foram responsáveis por 62% das vagas criadas nos sete primeiros meses do ano.”, complementa Hacad.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

McDonald’s lança primeiro hambúrguer à base de planta no Reino Unido e na Irlanda

Próxima Postagem

Brasil foi o segundo país mais atingido por tentativas de ataques cibernéticos em 2022

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Brasil foi o segundo país mais atingido por tentativas de ataques cibernéticos em 2022

Brasil foi o segundo país mais atingido por tentativas de ataques cibernéticos em 2022

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile