Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

CVC melhora resultados, mas cenário é difícil, dizem analistas

Hoje, a situação real da companhia é de uma empresa que já vinha de um endividamento alto antes mesmo da pandemia

Redação de Redação
28 de janeiro de 2023
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
CVC

A demissão de cem funcionários, o equivalente a 3% do grupo, feita há 15 dias em meio a um processo de negociação para postergar o pagamento de uma dívida chamou – mais uma vez – a atenção do mercado para a situação da CVC. A empresa enfrentou, nos últimos anos, um cenário desfavorável por causa da pandemia, que atingiu com força o setor de turismo, além de uma crise decorrente de erros contábeis que reduziram a receita líquida acumulada entre 2015 e 2019, em estimados R$ 362 milhões.

Hoje, a situação real da CVC, segundo analistas, é de uma empresa que já vinha de um endividamento alto antes mesmo da pandemia, que está se reestruturando, melhorando resultados, mas ainda enfrenta dificuldades devido ao gasto financeiro, elevado pela alta da taxa básica de juros, e à falta de dinheiro da população.

“Minha visão geral para a empresa é positiva. Mas, no varejo, há opções (de companhias para se investir) melhores hoje, que estão menos endividadas”, diz a analista Victoria Minatto, da Eleven Financial Research. “No curto prazo, ainda vejo a empresa sofrendo bastante. As vendas estão aumentando, mas a demanda é incerta por causa do cenário econômico.”

Cortes em TI

O presidente da empresa, Leonel Andrade, afirma que as demissões ocorreram principalmente na área de TI, após a conclusão de projetos de integração de companhias que a CVC havia adquirido. Diz também que a empresa está em dia com seus pagamentos e que o endividamento diminuiu de R$ 2,2 bilhões, antes da pandemia, para R$ 900 milhões. Segundo ele, a dívida havia sido feita, sobretudo, entre 2015 e 2019, período em que a companhia fez nove aquisições.

Dos R$ 900 milhões devidos, 74% vencem em abril. A intenção, de acordo com o executivo, é reescalonar a dívida.

Ao contrário dos analistas, que ainda mostram preocupação com a demanda devido às perspectivas econômicas para o País, Andrade está confiante. Diz que a procura por viagens continua crescendo depois de os consumidores terem ficado em casa por dois anos por causa da pandemia. “Só posso estar otimista. Estamos vendendo, as pessoas estão voltando a viajar, a empresa está intacta, reduzi a dívida, nossos investimentos foram feitos.”

Balanço

Com o aumento da demanda, as reservas confirmadas da CVC atingiram R$ 10,5 bilhões nos nove primeiros meses do ano passado, um aumento de 77% na comparação com o mesmo período de 2021. Ainda assim, a empresa teve prejuízo de R$ 337 milhões, queda de 1,2%.

Do lado da operação, os analistas afirmam que a empresa tem caminhado na direção correta, ainda que as mudanças não sejam suficientes para garantir o êxito em meio ao cenário turbulento.

Entre as principais alterações feitas desde 2020 está a aceleração do processo de digitalização, que começou tardiamente na CVC. Quando várias empresas do varejo já haviam se transformado em um marketplace digital, a companhia ainda engatinhava nessa transformação.

Foi só em 2018 que a CVC começou a se preparar para poder oferecer produtos de acordo com o gosto de cada cliente a partir de informações colhidas no universo digital.

Com experiência nessa área, Andrade, que havia comandado a Smiles anteriormente, deu gás à transformação da empresa. “Em um ou dois anos, teremos toda essa capacidade digital que os outros têm ou até melhor, porque quem nasce depois vai comprando coisa nova e melhor”, afirma o executivo.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Wesley Gonsalves e Luciana Dyniewicz)

Imagem: Shutterstocker

Postagem anterior

Prateleiras vazias e fios expostos em lojas acentuam imagem de ‘bagunça’ da Americanas

Próxima Postagem

‘Diversidade tem de existir em todas as práticas’, diz executiva da B3

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
diversidade

'Diversidade tem de existir em todas as práticas', diz executiva da B3

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile