Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Franquias retomam o crescimento e a geração de empregos

Redação de Redação
28 de janeiro de 2019
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 7% em 2018 na comparação com 2017. Os dados preliminares da associação apontam que a quantidade de empregos diretos gerados pelo segmento cresceram 8% em 2018, chegando a 1,3 milhão de trabalhadores contratados. “Com a nova lei trabalhista, estamos incluindo também trabalhadores intermitentes que foram contratados pelos franqueados e franqueadores durante o ano”, esclareceu André Friedheim, presidente da ABF.

Para Friedheim, o franchising retomou o crescimento principalmente no quarto trimestre do ano passado, depois do período eleitoral. “O índice de confiança tanto do consumidor como do empresariado começou a aumentar. E, quando o nível de confiança do consumidor aumenta, ele está predisposto a gastar mais, a se endividar um pouco mais para consumir, porque já enxerga uma manutenção do emprego, um aumento de renda”, esclareceu o presidente da associação. De acordo com ele, quando o consumidor volta a consumir, os setores de varejo e serviços são os primeiros a sentir este reaquecimento.

A economia deve manter a retomada em 2019, ajudando o franchising nacional. A previsão é que o faturamento do setor cresça entre 8% e 10%, na comparação com o ano passado. Assim, as franquias também devem ajudar a gerar empregos, que devem aumentar 5%.

Friedheim afirma que quando os empresários estão dispostos a investir, a quantidade de franquias tende a crescer, pois ele prefere se arriscar mais a deixar o dinheiro no banco, tendo a chance de “rentabilizar o capital investido de maneira mais vantajosa do que deixando o dinheiro parado”, afirmou.

A franquia é uma boa opção para essas pessoas porque utiliza uma marca já conhecida, além de oferecer o ganho de escala, o conhecimento prático, a rede de negócios e a colaboração. “O franchising traz menos risco do que montar um negócio independente e tende agora a retomar seu crescimento em número de operações”, disse Friedheim.

Após um ano de queda, a quantidade de unidades franqueadas cresceu 5% em 2018 e 1% em número de novas marcas. Este resultado foi causado pela crise, que desencorajou maiores investimentos dos empresários. A previsão da ABF é que o número de unidades cresça novamente entre 5% e 6%, em 2019, além de manter o aumento de novas marcas em 1%.

O segmento de alimentação continua na liderança em número de franqueadores e operações, mas em 2018, a área de saúde, estética e beleza “gerou maior crescimento”, além dos serviços em geral. O setor de alimentação mantém o destaque devido às novas plataformas de delivery e à capilaridade de operações, que ajudam a melhorar o acesso e a logística.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Combinações feitas com inteligência artificial ajudam Adidas a aumentar as vendas

Próxima Postagem

Tirolzinho apresenta novidades aos pequenos consumidores de todo o Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Tirolzinho apresenta novidades aos pequenos consumidores de todo o Brasil

Tirolzinho apresenta novidades aos pequenos consumidores de todo o Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.