Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Como olhar para o futuro do consumo? Um exercício metodológico atual

Célio Martinez de Célio Martinez
27 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as competências adquiridas com autoconhecimento e desenvolvimento em ambientes complexos são muito mais valorizadas do que as aprendidas na escola. Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS& Friedman, fez a curadoria da palestra. Ela destaca que “saber lidar com a incerteza é uma vantagem, que nos prepara para o futuro e facilita o pensamento criativo”.

Criar negócios sustentáveis e humanizados que agreguem valor social e expandir o pensamento criativo passa por questionar o status quo, pensar fora da caixa e no que as empresas têm valorizado muito mais.

A Natura acredita que a diversidade é muito importante, assim, preza para que seus funcionários estejam de acordo com a cultura criada e defendida por ela.  O grupo está presente em 9 países, possui 100 milhões de consumidores e 6,9 mil colaboradores no mundo.

Segundo Mariana Talarico, diretora global de desenvolvimento organizacional da marca, os quatro pilares fundamentais da Natura são: toda a experiência precisa ter essência, relacionamento e consultoria  são imprescindíveis, é necessário que haja tecnologia a serviço do consumidor e, por fim, sustentabilidade. Ela ressalta que a missão da empresa é “transformar pessoas que transformem o mundo”.

Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Banco Santander, defende que a visão verticalizada dos bancos já ficou para trás. Segundo ela, líderes que dão o exemplo e rituais seguidos por todos os funcionários de uma empresa são primordiais para o novo modelo de negócio bancário: “além de mesas ágeis, é fundamental um pensamento ágil”.

O consumidor mudou e a forma de consumir, também. Com essa transformação, as empresas precisaram se reinventar. O RH é parte fundamental de uma empresa e não se pode cair na armadilha da automatização de processos. Rita Pelegrino, diretora de recursos humanos do grupo BRF, destaca: “segurança, qualidade e integridade” são os pilares da marca.

Para finalizar, Mário Gazin, fundador do grupo Gazin, abriu espaço para falar sobre as dificuldades que todas as empresas enfrentam. Ele defende que estar próximo ao funcionário faz com que ele sinta “respeito, lealdade e admiração” por quem o lidera.

Empresas buscam tecnologia para integrar usuários e proporcionar experiências. O futuro agrega e oferece oportunidades, então, a tomada de decisão puramente racional já acabou. Hoje, acontece algo muito mais intangível, que toma lugar nas empresas: a intuição. Ao grande líder cabe empatia e capacidade de ouvir para que haja uma análise tanto de dados quanto de fatos. O equilíbrio de razão com emoção é o que nos diferencia, hoje, das máquinas.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Restaurantes apostam em tecnologias para continuar crescendo

Próxima Postagem

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Célio Martinez

Célio Martinez

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Marketing e passagem por grandes empresas, como Roldão, Ambev e Camargo Corrêa.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.