Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Como olhar para o futuro do consumo? Um exercício metodológico atual

Célio Martinez de Célio Martinez
27 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as competências adquiridas com autoconhecimento e desenvolvimento em ambientes complexos são muito mais valorizadas do que as aprendidas na escola. Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS& Friedman, fez a curadoria da palestra. Ela destaca que “saber lidar com a incerteza é uma vantagem, que nos prepara para o futuro e facilita o pensamento criativo”.

Criar negócios sustentáveis e humanizados que agreguem valor social e expandir o pensamento criativo passa por questionar o status quo, pensar fora da caixa e no que as empresas têm valorizado muito mais.

A Natura acredita que a diversidade é muito importante, assim, preza para que seus funcionários estejam de acordo com a cultura criada e defendida por ela.  O grupo está presente em 9 países, possui 100 milhões de consumidores e 6,9 mil colaboradores no mundo.

Segundo Mariana Talarico, diretora global de desenvolvimento organizacional da marca, os quatro pilares fundamentais da Natura são: toda a experiência precisa ter essência, relacionamento e consultoria  são imprescindíveis, é necessário que haja tecnologia a serviço do consumidor e, por fim, sustentabilidade. Ela ressalta que a missão da empresa é “transformar pessoas que transformem o mundo”.

Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Banco Santander, defende que a visão verticalizada dos bancos já ficou para trás. Segundo ela, líderes que dão o exemplo e rituais seguidos por todos os funcionários de uma empresa são primordiais para o novo modelo de negócio bancário: “além de mesas ágeis, é fundamental um pensamento ágil”.

O consumidor mudou e a forma de consumir, também. Com essa transformação, as empresas precisaram se reinventar. O RH é parte fundamental de uma empresa e não se pode cair na armadilha da automatização de processos. Rita Pelegrino, diretora de recursos humanos do grupo BRF, destaca: “segurança, qualidade e integridade” são os pilares da marca.

Para finalizar, Mário Gazin, fundador do grupo Gazin, abriu espaço para falar sobre as dificuldades que todas as empresas enfrentam. Ele defende que estar próximo ao funcionário faz com que ele sinta “respeito, lealdade e admiração” por quem o lidera.

Empresas buscam tecnologia para integrar usuários e proporcionar experiências. O futuro agrega e oferece oportunidades, então, a tomada de decisão puramente racional já acabou. Hoje, acontece algo muito mais intangível, que toma lugar nas empresas: a intuição. Ao grande líder cabe empatia e capacidade de ouvir para que haja uma análise tanto de dados quanto de fatos. O equilíbrio de razão com emoção é o que nos diferencia, hoje, das máquinas.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Restaurantes apostam em tecnologias para continuar crescendo

Próxima Postagem

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Célio Martinez

Célio Martinez

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Marketing e passagem por grandes empresas, como Roldão, Ambev e Camargo Corrêa.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile