Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Igualdade Racial e BB celebram parceria para combater racismo e promover diversidade

A assinatura ocorre no Palácio do Planalto

Redação de Redação
27 de julho de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Igualdade Racial e BB celebram parceria para combater racismo e promover diversidade

O Ministério da Igualdade Racial e o Banco do Brasil assinam nesta quinta-feira, 27, um protocolo de intenções inédito para unir esforços em ações direcionadas à superação da discriminação racial, à inclusão e à valorização das mulheres negras. A assinatura ocorre no Palácio do Planalto, durante a Instalação da Comissão de Combate às Desigualdades do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Conselhão.

A iniciativa conjunta do ministério e do banco público, que terá duração inicial de 24 meses, prevê programas, projetos, eventos, materiais informativos, campanhas publicitárias, entre outras medidas análogas. As ações serão de cooperação mútua e não envolvem cessão de recursos financeiros ou de pessoal entre as duas partes nem mesmo remuneração.

Segundo o banco, o objetivo é desenvolver diretrizes de atenção às mulheres autodeclaradas pretas ou pardas. Dentre as medidas pensadas, estão o fomento a ações de formação e capacitação de jovens negras e periféricas, o ingresso de jovens negras no mercado de trabalho e evolução do empreendedorismo e fortalecimento de micro e pequenos negócios de mulheres negras. O plano é também o intercâmbio de experiências para ampliar as políticas afirmativas internas de raça e gênero no banco.

A assinatura do protocolo de intenções para combate e superação do racismo e promoção da diversidade e da equidade ocorre na semana do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, e no dia em que Marielle Franco comemoraria 44 anos. A ex-vereadora do Rio de Janeiro foi assinada em março de 2018. Sua irmã, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destaca o simbolismo da parceria realizada pela primeira ministra da pasta e pela primeira mulher negra a comandar o BB em 214 anos de história, Tarciana Medeiros.

“Sabemos que a valorização de profissionais negros e negras no mercado de trabalho e em suas carreiras é fundamental e temos atuado incessantemente para que a população negra seja visibilizada e representada em todos os espaços. Queremos oferecer oportunidades, fomento às iniciativas e incentivo às tecnologias sociais, que sabemos que as mulheres negras constroem no dia a dia”, destaca Franco.

Tarciana, que tem entre suas “missões” dentro do banco o estímulo à diversidade, diz que não há como mudar o passado que “castigou grande parte de nossa sociedade com tantas injustiças”, mas que há o dever de transformar o presente e “construir um futuro diferente para as próximas gerações, com mais igualdade, mais tolerância e mais respeito à diversidade”. “Por isso, parcerias como essa que firmamos hoje são tão relevantes para pavimentar uma sociedade mais justa”, considera.

A presidente do BB também reforçou que a pauta de diversidade já se reflete na composição da alta liderança da instituição, no programa de ascensão de executivos e na seleção externa.

“Nosso Conselho de Administração é um dos mais diversos do mercado. São oito membros, sendo dois negros, dois LGTB+, quatro homens e quatro mulheres. O Conselho Diretor, pela primeira vez, possui três mulheres entre os oito cargos de vice-presidente. Até dezembro de 2022, apenas uma mulher havia ocupado essa posição em toda a história do BB”, destaca Tarciana, que criou também um comitê de diversidade, que se equipara, na estratégia corporativa, com o de crédito, por exemplo.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bradesco disponibiliza conta global para todos os clientes

Próxima Postagem

Multiplan tem lucro líquido de R$ 247,2 milhões no 2º trimestre, alta de 43,3%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Multiplan tem lucro líquido de R$ 247,2 milhões no 2º trimestre, alta de 43,3%

Multiplan tem lucro líquido de R$ 247,2 milhões no 2º trimestre, alta de 43,3%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.