Invadindo as redes sociais, as Capivaras se tornaram febre não só no Brasil, mas no mundo todo, como o Cafe Capyba, em Tóquio, no Japão. Atento a esse sucesso, o varejo também embarcou na onda e, apenas neste ano, cerca de 30 mil produtos personalizados com imagens do animal foram vendidos no e-commerce, apresentando um crescimento de mais de 2000%, até junho. Em termos de comparação, no ano anterior, foram comercializados apenas 1.400 produtos da mesma categoria.
Os dados são da Nuvemshop e mostram que o cadastro de itens para venda na plataforma com o termo “capivara” também cresceu 496% em comparação com 2024.
“Todos os varejistas precisam estar atentos com temas viralizados nas redes sociais, e quando se trata de lojas online, essa atenção deve ser ainda maior, pois o consumidor que compra virtualmente também está atento às tendências. Os lojistas da Nuvemshop aproveitam uma demanda de um mercado cada vez mais rápido e atualizado”, explica Luiz Natal, gerente de plataforma da Nuvemshop.
Além das capivaras, outra tendência em destaque são os chaveiros de pelúcia e charms decorativos. A venda dos acessórios cresceu 175% e 33%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Só em 2025, foram vendidos mais de 233 mil produtos deste tipo.
“O lucro impulsionado por essas movimentações pode contribuir fortemente para o faturamento anual dos lojistas. Porém, tendências como capivara e produtos rosas são passageiras, então é importante identificá-las bem no começo para se destacar em meio a um leque amplo de opções para o consumidor”, finaliza Natal.
Não é a primeira vez que uma tendência das redes sociais impulsiona as vendas das PMEs do comércio online. Em julho de 2023, houve um aumento de vendas de produtos cor-de-rosa devido ao lançamento mundial do live-action de Barbie, filme que adotou essa estética na época. Os lojistas venderam mais de 120 mil produtos classificados com a cor, volume 39% superior ao mesmo período de 2022, em que foram registradas 89 mil vendas.
Imagens: ChatGPT e Reprodução