Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Golpes virtuais nas compras de Dia das Mães podem ser evitados

Aumento no volume de compras no período atrai criminosos; saiba o que fazer contra os golpes

Redação de Redação
27 de abril de 2023
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Atenção com os golpes virtuais nas compras de Dia das Mães

Falta pouco para o Dia das Mães e a expectativa dos lojistas está alta. Segundo a fintech Trigg, a data concentra o maior pico de consumo para o brasileiro no 1º semestre. Em 2022, o Dia das Mães resultou no faturamento de R$ 6,4 bilhões para o e-commerce brasileiro. O valor foi 25% superior ao desempenho de 2021, mesmo com a expectativa de queda nas vendas devido à recessão econômica na época.

No entanto, o aumento de golpes virtuais e presenciais em mais de 165% entre julho de 2020 e julho de 2021, segundo dados da Febraban, acende um alerta sobre como a população pode se proteger nesse período. O Radar Febraban, realizado com o apoio da instituição e do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), mostra que três em cada 10 brasileiros já sofreram ou foram vítimas de golpes, assim como tentativas de fraude.

“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tende a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica Fellipe Guimarães da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.

Segundo o especialista, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça com golpes e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual – que expira após um determinado período – nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa, já podem evitar problemas sérios”.

“O lojista, principalmente, o lojista virtual precisa se precaver em datas como essa, são em grandes momentos como Dia das Mães, Black Friday e Natal, que muitos golpistas usam esse alto fluxo de compras na internet para se beneficiar. Fique atento a pagamentos duplicados, clonagem de cartão, promoção fantasmas etc.”, menciona Pedro Castro, CEO da SnowGo.

Como se proteger de golpes durante as compras de Dia das Mães na internet? Confira algumas dicas:

– Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro

– Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro, diminuindo a chance de golpes.

– Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico.

– Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.

– Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite.

– Desconfie de preços muito menores do que o valor real dos produtos. Este é um forte indício de golpes.

– Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma.

– Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.

– Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento, diminuindo a chance de golpes.

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:

– Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.

– Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.

– Registre as reclamações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui.

– Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da Justiça.

– Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.

– Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos.

– Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.

– Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Líderes devem se atentar às tendências de ESG, tecnologia e capacitação de colaboradores

Próxima Postagem

Na mira de R$ 1 tri de brasileiros nos EUA, Avenue prevê aquisições

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Na mira de R$ 1 tri de brasileiros nos EUA, Avenue prevê aquisições

Na mira de R$ 1 tri de brasileiros nos EUA, Avenue prevê aquisições

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile