Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home E-commerce

Varejo brasileiro já fatura 50% menos e e-commerce já tem perdas

Redação de Redação
27 de março de 2020
no E-commerce, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
débito
[the_ad id="169690"]

Uma recente pesquisa realizada pela Elo Performance e Insights, time de consultoria da Elo, uma empresa de pagamentos, mostrou que o avanço do novo coronavírus (covid-2019) no país já causa uma retração perceptível nos números do varejo nacional.

[the_ad id="138406"]

A pesquisa comparou os dados de faturamento das vendas realizadas pelo varejo brasileiro no crédito e no débito durante as duas últimas semanas de março, após a explosão de casos da Covid-19 no país, com a média para o mesmo dia da semana no período entre 5 de janeiro e 22 de fevereiro de 2020 – quando o novo coronavírus ainda não tinha impactado a economia nacional de forma direta.

Vale dizer que os dados apresentados na análise são apenas um recorte do resultado do varejo brasileiro nas últimas semanas, já que tem como base apenas a carteira de clientes da Elo. O levantamento abrange dados nacionais, de SP e RJ em lojas físicas e o e-commerce no Brasil de modo geral.

[the_ad id="99067"]

Os resultados da análise mostram que, desde o dia 13 de março, os faturamentos das vendas no crédito e no débito do varejo brasileiro apresentam quedas de até 50%.

Entretanto, algumas áreas do varejo sentiram mais essa diminuição do faturamento do que outras. Enquanto supermercados e farmácias apresentaram resultados negativos de, no máximo, 10% em comparação com as últimas semanas, outros subsetores do varejo veem suas operações paralisarem aos poucos, como é caso do turismo.

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) reforça a ideia de que supermercados começam a enfrentar uma queda de faturamento apenas nessa semana.

O estudo da APAS mostrou que o movimento presencial nas lojas dos supermercados paulistas começou a apresentar uma queda considerável, após alguns dias de aumento de vendas.

Na última quarta-feira (25), segundo dia da quarentena determinada pelo Governo de São Paulo, vendas cresceram 11,4% em comparação com o dia 26 de fevereiro, também uma quarta-feira. Ainda que seja um aumento, o crescimento é muito mais modesto do que os resultados apresentados nos dias 16, 17, 18 e 19 de março, quando o número de vendas dos supermercados paulistas chegou a crescer 48,5% em comparação com o mesmo período de fevereiro.

Queda de faturamento nacional no débito

A queda no faturamento oriundo de compras com o débito chegou a 45% no último dia analisado (25 de março), considerando todos os setores do varejo. Porém, alguns subsetores foram mais decisivos do que outros para essa queda de faturamento.

O resultado foi puxado pelo desempenho de alguns subsetores do varejo brasileiro que apresentaram queda de até 93% no faturamento de compras no débito, caso do subsetor do varejo vestuário, de turismo e estacionamentos. Já farmácias e supermercados foram os subsetores que apresentaram os melhores resultados dos últimos dias – ainda que também tenham sofrido com a queda de faturamento.

Na análise do varejo sem esses dois subsetores, a situação é ainda pior. Quando excluídos os números de vendas no débito das farmácias e supermercados, a queda de faturamento de vendas no varejo atinge 67%.

Queda de faturamento nacional no crédito

Assim como no débito, o crédito também sofreu forte queda nas vendas, com uma queda de faturamento de aproximadamente 50%.

Da mesma forma como aconteceu com o faturamento das vendas no cartão de débito, alguns subsetores foram mais decisivos do que outros para essa queda. A análise ressalta que os subsetores de turismo, vestuário e estacionamentos tiveram grandes quedas no faturamento nessas últimas semanas.

Em comparação com esses subsetores, farmácias e supermercados tiveram uma queda mais amena, tanto no crédito, quanto no débito.

Quando excluídos os números de vendas no débito das farmácias e supermercados, a queda de faturamento de vendas realizadas no cartão de crédito no varejo atinge 61%.

E-commerce começa a sentir os impactos

Com as ordens de reclusão social e o fechamento de lojas físicas, o e-commerce chegou a ser considerado uma ferramenta que poderia salvar o setor varejista. Porém, segundo a análise da Elo, até mesmo as compras do varejo na internet tiveram uma queda significativa no faturamento nessas últimas semanas.

Apesar da expectativa de maior gasto em e-commerce devido ao distanciamento social, a pesquisa da Elo aponta que, no geral, o faturamento apresentou uma queda de 35% nas últimas semanas de março.

Embora o subsetor de restaurantes e bares tenha conseguido um resultado positivo, com muitos estabelecimentos realizando serviços de entregas de comida sem a possibilidade de abrir os salões, o resultado geral foi de queda.

Com informações do portal Infomoney
* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Bares apostam em venda de vouchers durante crise

Próxima Postagem

Varejistas contarão com maquininha adicionada gratuita da Rede

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Maquininha Rede

Varejistas contarão com maquininha adicionada gratuita da Rede

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.