Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Mercado Pago alcança 1 milhão de clientes com dados compartilhados

Primeira a funcionar como iniciador de pagamentos no País, a fintech do grupo do Mercado Livre já tem 300 mil usuários

Redação de Redação
27 de fevereiro de 2023
no Meios de pagamento, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado Pago

Com a aposta no Open Finance desde sua estreia, o Mercado Pago saiu na frente de outras fintechs e tem colhido frutos de sua entrada voluntária no ecossistema que pretende aumentar a competição no sistema financeiro. Da base total de 43,7 milhões de clientes, 1 milhão já compartilharam com a empresa dados originalmente custodiados em concorrentes, após o salto de 50% dos consentimentos na virada do ano, conta, com exclusividade ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a head de legal fintech do Mercado Pago e Mercado Livre, Priscila Faro.

Primeira a funcionar como iniciador de pagamentos no País, a fintech do grupo do Mercado Livre já tem 300 mil usuários, usando a ferramenta para transferir recursos de outras instituições para a sua conta na plataforma sem precisar sair do seu aplicativo. Além disso, 3% da originação de crédito para os vendedores com conta no Mercado Pago já é feita com dados disponibilizados pelos clientes via Open Finance. No quarto trimestre, a carteira de crédito da empresa atingiu US$ 2,8 bilhões.

“De dezembro para janeiro, houve crescimento de 52% de consentimentos dos usuários para compartilhamento das informações conosco. Por que fazem isso? Porque tem benefícios. Já começamos a dar crédito com base nas informações que a gente captura com o consentimento do cliente. Temos um número pequeno, mas temos muito orgulho – 3% do crédito que a gente dá para os vendedores do Mercado Pago já é concedido com base nas informações do Open Finance.”

Segundo Faro, o salto dado nas autorizações dos clientes é resultado de um esforço da empresa para mostrar para o usuário qual vai ser o ganho que terá com o compartilhamento dos seus dados, como as ofertas de bens e serviços que ele terá acesso a partir da aplicação das informações no sistema da fintech, inclusive na análise de crédito. Conforme estudo da Oliver Wyman, campanhas educativas são fundamentais para que o Open Finance se dissemine na sociedade.

“Estamos olhando para as nossas jornadas e mostrando para o cliente como ele pode se beneficiar trazendo os dados. Em nossa visão, fazer com que o compartilhamento faça parte da jornada é a melhor forma do cliente compreender o potencial de seus dados”, explica Faro.

Na iniciação de pagamentos, o Mercado Pago já é “case de sucesso”. Segundo a executiva, a meta é alcançar toda a base de 43,7 milhões de clientes com a ferramenta, que facilita a jornada de transferências via Pix. No comércio eletrônico, é possível “fazer um Pix” sem sair da página de pagamento da loja – algo já disponível em alguns vendedores do Mercado Pago. No futuro, a expectativa é de que o Mercado Livre também passe a usar o iniciador de pagamentos no momento em que os clientes finalizam as compras.

Além disso, a ferramenta também permite iniciar um Pix do aplicativo da instituição financeira que vai receber os recursos – algo já usado por 300 mil usuários da plataforma. “Acreditamos muito nos benefícios do Open Finance para experiência do cliente, para democratizar os pagamentos no Brasil. As pessoas ainda acham que o Open Finance está no abstrato. Tem um potencial muito grande para crescer, mas já está acontecendo”, destaca Faro.

Até o fim do quarto trimestre, a estrutura definitiva do Open Finance reportou 18,7 milhões de consentimentos ativos de clientes para compartilhamento de dados, considerando os números acumulados desde agosto de 2021, quando o BC autorizou o compartilhamento por meio do ecossistema. De outubro a dezembro de 2022, foram 4,9 bilhões de chamadas de APIs, interface usada para a comunicação entre as instituições financeiras, com taxa de sucesso média de 84,5%.

Thaís Barcellos

Postagem anterior

Fazenda confirma reoneração completa de impostos sobre gasolina e etanol

Próxima Postagem

RaiaDrogasil inaugura 12º Centro de Distribuição em Cuiabá

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
RaiaDrogasil lança plataforma de governança exclusiva para fornecedores

RaiaDrogasil inaugura 12º Centro de Distribuição em Cuiabá

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile