Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Queimadas ocorridas em setembro impactam varejo brasileiro em outubro

Indice da Neogrid aponta que houve um aumento de 60% no estoque de açucar

Redação de Redação
26 de novembro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Queimadas ocorridas em setembro impactam varejo brasileiro em outubro

Os impactos ambientais das queimadas ocorridas no último mês de setembro refletiram-se no varejo brasileiro em outubro. Uma das categorias mais afetadas foi a disponibilidade do açúcar. Apesar da estabilidade na ruptura da categoria, o estoque do produto aumentou 60% no mês em questão, em comparação a setembro, segundo dados do Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a ausência de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros.

Este é o terceiro mês consecutivo de estabilidade na ruptura agregada de todas as categorias, com uma taxa de 12,2% em outubro. Apesar da manutenção da disponibilidade, produtos como açúcar e cerveja registraram aumento de preço no período. O açúcar tipo cristal, por exemplo, passou de R$ 4,65 em setembro para R$ 4,75 em outubro, o maior valor registrado para o item desde o início do ano.

“As mudanças climáticas e as queimadas dos últimos meses impactaram os canaviais, que ainda não recuperaram o ritmo para a safra deste ano. Isso acaba influenciando os varejistas a intensificarem o estoque do produto, temendo sua falta nas prateleiras”, analisa Munhoz.

Os itens por categorias que se destacaram em outubro foram:

  • Cerveja: de 10,2% para 10,7%;
  • Leite: de 8,4% para 10,1%;
  • Feijão: de 8,7% para 9,8%;
  • Açúcar: manteve a taxa de 8,6%.

“A ruptura geral em linha horizontal é reflexo do comportamento de estoques no varejo, que soube aproveitar a deflação registrada em julho e agosto para ajustar a reposição de mercadorias”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid. “A tendência é que os varejistas continuem confiantes nas perspectivas de boas vendas no fim de ano, especialmente por conta de eventos como a Black Friday e o Natal, que tradicionalmente impulsionam o consumo.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Lula propõe programa para erradicar a falta de banheiros no Brasil

Próxima Postagem

CNA entrará na União Europeia com ação contra Carrefour e outras empresas francesas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Carrefour

CNA entrará na União Europeia com ação contra Carrefour e outras empresas francesas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile