Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Crescimento do streaming e mídias digitais influencia a forma de consumo de esportes

No entanto, os canais de TV abertos ainda lideram, com 65% das preferências

Redação de Redação
26 de setembro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Crescimento do streaming e mídias digitais influencia a forma de consumo de esportes

O crescimento das plataformas de streaming, além do uso de mídias digitais, está moldando a forma como os brasileiros consomem conteúdo esportivo. Cerca de 48% deles têm nas redes sociais como canal favorito para acompanhar eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, entre outras competições. No entanto, existem aqueles mais tradicionais que ainda preferem os canais de TV aberta, sendo esse formato o líder entre as preferências, com 65%.

Os dados são do estudo Faces do Esporte, realizado pela MindMiners, e apontam que os canais fechados e as plataformas de streaming aparecem em terceira e quarta posições, com 38% e 31%, respectivamente.

“O desejo da MindMiners com esse estudo é fazer com que pessoas e empresas enxerguem as oportunidades por trás do esporte, muito além do futebol e de seus jogadores. É possível direcionar suas estratégias de marketing e escolher outra modalidade para patrocinar, assim como atletas não óbvios. Basta só explorar a fundo este vasto universo e o gosto dos brasileiros para pegar carona em conexões e preferências que já estão ali, mas que não estão no radar da maioria das marcas”, comenta a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.

O avanço tecnológico ampliou as opções e a acessibilidade para os fãs do esporte, permitindo que o consumo de conteúdo se tornasse ainda mais dinâmico e personalizado.

Diversidade de opções

Os dados do estudo refletem a diversidade de opções que os consumidores têm à disposição, destacando como as diversas plataformas, como redes sociais e streaming, influenciam a maneira como a prática esportiva é consumida, especialmente entre as gerações mais jovens. A interação direta com atletas, a possibilidade de acompanhar bastidores e a oferta de conteúdos exclusivos fazem com que essas plataformas ganhem cada vez mais relevância neste cenário.

No que diz respeito às mídias digitais, 73% dos brasileiros afirmam preferir utilizar o YouTube para acompanhar os jogos e partidas de suas modalidades favoritas, enquanto 59% optam pelo Instagram e 34% pelo Facebook, evidenciando como a disciplina esportiva está mais inserida no cotidiano digital das pessoas, onde a velocidade da informação e a interatividade são fatores decisivos para o engajamento do público.

Geração Z

O interesse e o engajamento da geração Z nas Olimpíadas foram os menores em comparação com as demais gerações. Conforme a pesquisa da MindMiners, apenas 48% dos jovens afirmam gostar do evento e 28% o acompanham com frequência. O Comitê Olímpico Internacional (COI) teme o fim das Olimpíadas se os jovens não se sentirem realmente atraídos pelo evento.

A inclusão de modalidades como skate nas Olimpíadas pelo COI, por exemplo, foi uma tentativa de alcançar esse público jovem. No entanto, os esportes mais interessantes para acompanhar, selecionados de maneira geral entre os entrevistados, são vôlei, futebol, natação e ginástica, nesta ordem de importância. Modalidades como basquete, saltos ornamentais, skate, tênis e handebol também despertam o interesse da geração Z.

“Se o interesse dos jovens continuar a cair, as Olimpíadas podem enfrentar um grande desafio em se manterem relevantes. A inclusão de atividades mais atrativas para a nova geração, como o skate, surfe e break dance, são essenciais para garantir a continuidade deste evento histórico”, explica Danielle.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ypê lança aplicativo focado na fidelização de seus consumidores com recompensas

Próxima Postagem

Ter, ser e fidelizar: um caminho nada fácil para as marcas, que envolve experiências e comportamentos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem
Ter, ser e fidelizar: um caminho nada fácil para as marcas, que envolve experiências e comportamentos

Ter, ser e fidelizar: um caminho nada fácil para as marcas, que envolve experiências e comportamentos

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.