A EMS e o Mercado Farma, plataforma de e-commerce B2B do Grupo NC, controlador da farmacêutica, lançaram o Pedido Inteligente, funcionalidade que utiliza Inteligência Artificial (IA) para recomendar, de forma personalizada, produtos estratégicos para cada estabelecimento com base no histórico de compras.
Ao acessar a ferramenta, que está integrada ao menu principal da plataforma, o usuário encontra uma lista personalizada de produtos sugeridos pela IA, de acordo com o perfil de compra da farmácia; um campo de busca exclusivo para filtrar entre as sugestões; além de todos os recursos do card de produto padrão, como informações, imagens e botões de compra.
“O Mercado Farma nasceu para ser um vetor de crescimento e eficiência para o setor. Em um ano, já movimentou mais de R$ 1 bi, e nossa expectativa é avançar ainda mais em 2025, com um crescimento de 48% versus 2024. Estamos conectando farmácias de todo o Brasil a oportunidades comerciais que antes eram restritas a poucos, e isso tem impacto direto no acesso da população a medicamentos”, avalia Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.
O lançamento do novo recurso ocorreu durante a primeira Liveshop nacional realizada pela EMS e pelo Mercado Farma, em parceria com o Grupo SC. O evento reuniu milhares de farmácias em todo o País e trouxe ofertas exclusivas, conteúdo voltado ao varejo e a participação de especialistas.
A estratégia de divulgação do Pedido Inteligente inclui campanhas nas redes sociais, landing pages com automação de e-mails, uso de chatbots durante transmissões ao vivo e ações de follow-up e remarketing após as lives. A coleta de feedback e a análise de KPIs permitirão o aprimoramento contínuo da funcionalidade.
“O ‘Pedido Inteligente’ é mais um passo para oferecer uma jornada de compra personalizada, aproveitando dados reais de consumo para apoiar decisões mais assertivas. O objetivo é simplificar processos, melhorar o sortimento e gerar mais rentabilidade para as farmácias, tudo isso possível apenas com o uso de IA”, destaca Diego Neufert, CTO do Grupo NC.
Mercado Farma
Lançado em agosto de 2024, o Mercado Farma já movimentou mais de R$ 1 bilhão em seu primeiro ano de operação e superou a marca de 34 mil PDVs atendidos.
Com atuação em todo o Brasil, a plataforma reúne mais de 70 distribuidores cadastrados, comercializando produtos da EMS e de outros laboratórios farmacêuticos do Grupo NC, totalizando 1.800 SKUs.
Atualmente, mais de 200 mil pedidos transitam mensalmente dentro da plataforma. No último mês de junho, 47% das vendas de medicamentos genéricos do Grupo NC foram realizadas por meio do autosserviço – superando em 2 pontos percentuais as projeções para o período.
Imagem: Divulgação




