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Home Economia

Bolsonaro: botijão de gás poderia ser vendido a R$ 60 ou R$ 70 no máximo

Presidente culpa tributos estaduais pelo valor elevado de produtos essenciais

Redação de Redação
26 de julho de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Bolsonaro: botijão de gás poderia ser vendido a R$ 60 ou R$ 70 no máximo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (26), que o preço do botijão de gás para o consumidor final deveria ser de no máximo R$ 70 e novamente culpou tributos estaduais pelo valor elevado de produtos essenciais. “Poderia ser vendido a R$ 60, R$ 70, no máximo. Depende de o governador colaborar nesse sentido”, disse em entrevista à rádio Arapuan, da Paraíba.

Bolsonaro voltou a citar o valor do frete, o ICMS dos Estados e a margem de lucro dos vendedores para justificar o alto custo do gás, sem mencionar a responsabilidade do governo federal na alta dos preços. “O preço médio de um botijão de 13 kg lá onde ele é engarrafado é R$ 45. Imposto federal: zero. Então chega a 100, 110 como? Basicamente, é o ICMS, mais o preço do transporte a margem de lucro”, esquivou-se.

Bolsonaro afirmou que vai vetar qualquer aumento de impostos no texto final da reforma tributária e responsabilizou o Congresso por eventuais medidas de expansão da cobrança de impostos. No entanto, a proposta do próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê limitar o uso da declaração simplificada do imposto de renda da pessoa física e a cobrança de tributos sobre lucros e dividendos. Segundo estimativa da Receita Federal, as mudanças resultariam em aumento de R$ 6,15 bilhões da arrecadação federal.

“O objetivo principal é simplificá-la, mas passa pelo parlamento, aí muita mudança pode ser feita. O que eu já falei: nós não vamos admitir aumento de carga tributária. Se aumentar alguma coisa, eu veto aquilo que começou comigo mesmo”, disse.

Com informações Estadão Conteuúdo (Gustavo Côrtes e Pedro Caramuru)
Imagem: Agência Brasil

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Ecossistemas de dados no Brasil Quando se olha especificamente para o Brasil, o mercado de ecossistema de dados ainda está no começo, segundo Caue Moresi, líder da Prática de Insights & Data da Capgemini Brasil. Até por isso, existem muitas oportunidades de crescimento, o que já vem acontecendo nos mercados financeiros e de seguros, com o Open Finance, formado pelo Open Banking e o Open Insurance. "Com o compartilhamento e a criação de um ecossistema de dados que passe por diversos mercados, poderemos visualizar uma vasta gama de benefícios, tanto para empresas, quanto para clientes. Essa colaboração permite a 'hiperpersonalização' de serviços e soluções, que estarão voltados para as pessoas de forma mais direcionada - oferecer o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa e com o preço justo", afirma Moresi. Integrados e inteligentes Ele cita como exemplo uma empresa produtora de bens de consumo que, em parceria com os varejistas e com o consentimento dos clientes, passa a receber informações de compras, promoções e disponibilidade de produtos, podendo repensar como suas mercadorias são oferecidas, seja nas lojas físicas, seja no e-commerce. A partir de uma análise inteligente, é possível reestruturar a estratégia de vendas para atender da melhor forma as necessidades do público final. "No Brasil, a burocratização de serviços e a falta de órgãos reguladores em diversos mercados ainda é uma barreira a ser enfrentada, mas enxergamos que, nos próximos anos, impulsionados até mesmo com a chegada do 5G, veremos cada vez mais ecossistemas integrados e inteligentes, de forma segura e agilizada para a disponibilização de serviços para clientes de qualquer mercado", complementa. Outro aspecto relevante é o momento de novidade e adequação das culturas e estratégias organizacionais: "Um ecossistema inteligente trará a possibilidade de trabalhos colaborativos entre diferentes empresas com muita riqueza nos conjuntos de dados. A empresa que ganhar destreza no manuseio desses dados agora irá se diferenciar e ganhar novas competências. Futuramente, decisões orientadas a dados serão mandatórias e quem iniciar a experimentação agora terá mais agilidade em gerar insights combinando variáveis de diferentes bancos de informações em toda a cadeia de valor do processo. A hora de iniciar essa jornada é agora, enquanto ainda há muito espaço para o empirismo", acrescenta Moresi.

Ecossistemas de dados podem levar a ganhos financeiros de até 9%

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