Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Startup ajuda pequenos lojistas a vender produtos em marketplaces

Redação de Redação
26 de junho de 2017
no Notícias, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos

A meta da Olist é movimentar R$ 100 milhões em compras neste ano, valor aproximadamente seis vezes maior que o registrado em 2016

O e-commerce já se tornou uma realidade no Brasil. O faturamento das lojas virtuais do país atingiu R$ 44,4 bilhões em 2016, número 7,4% maior que o obtido em 2016, de acordo com o relatório Webshoppers, publicado pela Ebit em parceria com o Buscapé. No entanto, nem todas as empresas estão na internet.

Na opinião do empreendedor paranaense Tiago Dalvi, de 31 anos, uma das barreiras que impedem que o empreendedor brasileiro venda seus produtos na internet é a falta de compreensão sobre como o setor funciona. “A maioria das pessoas não sabem o que é preciso para ter essa presença digital”, diz.

Frente a essa situação, Dalvi percebeu uma oportunidade de negócio: e se ele conectasse empreendedores interessados a vender seus produtos na web a grandes e-commerces dispostos a ceder espaço para esses pequenos empresários ao custo de uma comissão? Foi o que o paranaense fez ao criar, há dois anos, a Olist.

A Olist é derivada da primeira empresa de Dalvi, a Solidarium. Nascida em 2007, a empresa tinha foco em empreendedores do artesanato, conectando-os, em um primeiro momento, a grandes varejistas offline, e depois também no e-commerce.

Quando a antiga Solidarium foi aprovada para um processo de capacitação da 500 Startups, uma das aceleradoras mais importantes do planeta. Nesta mesma época, segundo Dalvi, a ‘ficha caiu’. “Nós percebemos que poderíamos atingir muito mais gente se ampliássemos nosso foco de atuação”, afirma ele, que decidiu pivotar, reestruturar o negócio. Nascia, em fevereiro de 2015, a Olist.

O serviço da startup funciona assim: os pequenos lojistas (que são clientes da Olist) automaticamente expõem seus produtos nos grandes e-commerces parceiros – atualmente, são eles o Mercado Livre, o Walmart, a B2W (dona das plataformas das Lojas Americanas, Shoptime e Submarino) e a Via Varejo (que comanda os sites das Casas Bahia, Extra e Ponto Frio).

Além disso, o Olist oferece um sistema de gerenciamento de pedidos e repassa o pagamento pelos produtos aos empreendedores.

Neste momento, a startup conecta 2,1 mil pequenos lojistas aos grandes e-commerces. Segundo Dalvi, a Olist é bastante criteriosa em relação à escolha desses empreendedores. “Queremos ter bons lojistas e trabalhar com gente séria, que esteja dentro da lei, que tenha produtos de qualidade e entrega no prazo. Só aceitamos quem se enquadra nesses critérios”, afirma o paranaense.

Segundo ele, a Olist avalia hoje dezenas de milhares de solicitações de pequenos empreendedores e que tem a meta de fechar 2017 com 4 mil parceiros.

Não é necessário ter uma loja virtual para firmar uma parceria com o Olist. Basta ter produtos e o interesse de exibi-los na internet.

Em contrapartida, a Olist cobra um valor de assinatura. Os preços variam entre R$ 299 por trimestre e R$ 1075 por ano. “Até tivemos planos mensais no começo, mas como queremos estabelecer uma relação no longo prazo com os empreendedores, decidimos estabelecer planos mais longos”, diz Dalvi. A startup também fica com 20% do valor da venda dos produtos.

Para 2017, a Olist espera movimentar R$ 100 milhões de reais em compras. A startup não revela o valor exato movimentado no ano passado, mas diz que o montante foi aproximadamente seis vezes menor do que a meta para este ano. Números sobre o faturamento da Olist tampouco são revelados. “Queremos buscar uma rodada de investimento e abrir esses números pode nos atrapalhar a cumprir nossos objetivos”, afirma Dalvi.

Também com relação ao futuro, mas no médio prazo, a Olist pensa na internacionalização de seu modelo. “Pensamos em ir para outros países entre o fim de 2018 e o começo de 2019, mas queremos nos estruturar melhor no mercado brasileiro antes disso”, diz Dalvi.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Postagem anterior

Aposta no e-commerce faz ação do Magazine Luiza saltar 550% em um ano

Próxima Postagem

Oba Hortifruti inaugura novo conceito "Farm"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Justiça coloca ‘watchdogs’ para conferir contas da Oi após ver indícios de ‘impropriedades’

21 de julho de 2025
"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Governo começa a fazer pagamento do Auxílio Gás de dezembro nesta quinta-feira
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

21 de julho de 2025
Mercado de criptomoedas merece "regras regulatórias claras", diz presidente da SEC
Economia

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

21 de julho de 2025
Tráfego total de passageiros cresce 39,1% em maio ante igual mês de 2022, aponta Iata
Economia

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
'A caixa preta das renúncias fiscais precisa acabar', reitera Haddad
Economia

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

21 de julho de 2025
Stellantis vai investir R$ 13 bi em Pernambuco, 43% do total previsto no Brasil até 2030
Economia

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

21 de julho de 2025
Próxima Postagem

Oba Hortifruti inaugura novo conceito "Farm"

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.