Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Consumo de bens não duráveis segue em expansão na América Latina

Estudo da Kantar aponta que região está em expansão há 10 trimestres consecutivos

Redação de Redação
26 de março de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Consumo de bens não duráveis segue em expansão na América Latina

Conforme o estudo Consumer Insights 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, a América Latina completou 10 trimestres consecutivos de expansão em consumo de bens não duráveis. O quarto trimestre de 2024 se destacou especialmente por conta da recuperação da Colômbia, que apresentou crescimento de 12% no volume – o maior desde a pandemia de Covid-19. Em termos gerais, houve aumento de 3%.

A tendência de menos visitas às lojas e carrinhos de compras maiores, por sua vez, continua a impulsionar o consumo. O maior exemplo nesse contexto vem da Colômbia, em que a frequência caiu 8% entre 2023 e 2024, mas o número de unidades por viagem aumentou em 14,7%.

A categoria de bebidas tem tido grande contribuição nesse cenário, com aumento no valor gasto de 14% em 2023 para 16% no ano seguinte. Em relação às escolhas de marcas, as opções locais despontam entre os consumidores, tendo Colômbia (+5,9%) e Equador (+5,8%) como principais destaques.

As compras de abastecimento têm se destacado entre os latino-americanos. Entre 2023 e 2024, o modelo apresentou crescimento de 20,3% em valor, superando a média do mercado em 5%. O número de visitas para essas compras maiores foi de 448 milhões, representando US$ 13,8 bilhões em gasto.

“O consumidor está mais focado em missões maiores, mas menos frequentes. Neste tipo de compra, que passou de 25,3 itens em 2023 para 23,2 em 2024, o planejamento e a racionalidade econômica têm mais influência para manter o consumo, mesmo em situações de maior pressão de preço”, afirma Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.

Nessas missões, o atacado lidera entre os canais de vendas, contribuindo com 63% das compras, seguido pelos hipermercados com 50%. Em relação às marcas, premium e próprias despontam, com aumento significativo no valor de 30% e 40%, respectivamente, entre 2023 e 2024.

Futuro incerto

Apesar do bom desempenho, as possíveis medidas do novo governo norte-americano podem representar uma ameaça à continuidade do crescimento em 2025. Esse risco é particularmente relevante para os países das Américas Central e do Norte, como o México, que possuem forte dependência do mercado dos Estados Unidos, especialmente no que diz respeito às remessas familiares.

Em 2024, essas remessas totalizaram US$ 64 bilhões para o México, com cerca de 50% do valor destinado ao consumo de bens não duráveis. Medidas para conter a imigração poderiam limitar o fluxo de remessas e, por consequência, impactar o consumo.

Além disso, as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos podem impactar negativamente o crescimento do PIB e, portanto, o nível de emprego nos países da América Latina mais integrados à economia norte-americana, reduzindo o poder de compra da população e afetando o consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Feirão Serasa Limpa Nome: negociação de dívidas pode ser feita nos Correios até dia 31

Próxima Postagem

Brasileiros lideram ranking de preocupação com desperdício de alimentos, com 91%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
desperdício de alimentos

Brasileiros lideram ranking de preocupação com desperdício de alimentos, com 91%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.