Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Alibaba desiste de IPO de unidade de logística

Em vez disso, a varejista está se oferecendo para comprar as participações minoritárias da Cainiao por até US$ 3,75 bilhões

Redação de Redação
26 de março de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Alibaba desiste de separar unidade de nuvem, citando restrições dos EUA para chips

O Grupo Alibaba desistiu dos planos de abrir o capital da sua unidade de logística, poucos meses depois de ter cancelado da mesma forma o lançamento da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do seu negócio de computação em nuvem.

O Alibaba estava planejando listar sua subsidiária Cainiao Smart Logistics Network na Bolsa de Valores de Hong Kong. Mas a empresa de comércio eletrônico anunciou na terça-feira que desistiu desse plano.

Em vez disso, a Alibaba está se oferecendo para comprar as participações minoritárias da Cainiao por até US$ 3,75 bilhões.

O plano do IPO da Cainiao fazia parte de um grande esforço de reestruturação anunciado pelo Alibaba no ano passado.

“Dada a importância estratégica da Cainiao para o Alibaba e a significativa oportunidade de longo prazo que vemos na construção de uma rede logística global, acreditamos que esse é um momento apropriado para duplicar o investimento do Alibaba na Cainiao”, disse o presidente do Alibaba, Joseph Tsai, em um comunicado.

UE abre investigação contra Aliexpress, do Alibaba

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou a abertura de uma investigação contra o AliExpress, e-commerce chinês controlado pelo grupo Alibaba, por disseminação de conteúdo ilegal e problemas na proteção ao consumidor.

Em nota, a Comissão informa que a investigação checará se o AliExpress quebrou as regras do Ato de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) em áreas ligadas ao gerenciamento e mitigação de riscos; moderação de conteúdo e mecanismos internos de resolução de reclamações; transparência de publicidade e sistemas de recomendação; rastreabilidade de comerciantes; e acesso a dados para pesquisadores.

Entre os pontos levantados como riscos, o braço executivo da UE destaca a falta de proibição de certos produtos que representem ameaça a saúde do consumidor – como remédios falsos – e a menores especificamente, como acesso a material pornográfico.

Além disso, o AliExpress foi acusado de disseminar conteúdos ilegais, manipular intencionalmente consumidores por meio de links escondidos e de não prevenir a promoção de produtos danosos por influenciadores no “Programa de Afiliados”.

“O AliExpress deve respeitar suas obrigações de mitigar os riscos sistêmicos em sua plataforma e aplicar todas as provisões para garantir a segurança de seus serviços. A Comissão agora avaliará suas medidas e verificará sua conformidade com nossas regras”, afirmou a vice-presidente da Comissão para assuntos digitais, Margrethe Vestager, no comunicado.

Não há prazo legal para encerramento da investigação, cuja duração dependerá de diversos fatores, como a colaboração do AliExpress em conceder informações para a Comissão, diz o comunicado.

Com informações de Dow Jones Newswires.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Serviços geram 230% mais vagas em janeiro; varejo puxa queda no comércio em São Paulo

Próxima Postagem

Shoppings de São Paulo estimam aumento de 14% nas vendas durante a Páscoa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
shoppings

Shoppings de São Paulo estimam aumento de 14% nas vendas durante a Páscoa

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.