Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um momento complexo e desafiador para o varejo do Brasil

Momentum nº 1.008

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de março de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
Um momento complexo e desafiador para o varejo do Brasil

Nesta semana, no dia 23 de março, aconteceu o 11º Fórum Lide do Varejo e, como parte de sua proposta, foi divulgada ao final uma carta-resumo das avaliações, debates, pesquisas e discussões que ocorreram nesse produtivo encontro.

Reproduzimos aqui o que foi divulgado nessa oportunidade.

Não há muitas dúvidas que o cenário está dos mais complexos e desafiadores para os setores de comércio e varejo.

É uma combinação nada virtuosa de questões internacionais, envolvendo inflação, conflitos políticos e mais os recentes problemas no sistema financeiro com bancos na Europa e nos Estados Unidos combinados com desafios internos no Brasil que impactam também esses setores.

Começa pela questão ideológica retratada num ministério ampliado com 37 posições e nenhum representante do setor empresarial ou privado.

Segue com perto de cem dias de um novo governo marcado por muitos planos e propostas num cenário tão ou mais dividido do que no período eleitoral pelas diferenças internas dentro do governo.

O risco da necessária reforma tributária neste momento e antes de uma reforma administrativa é real e imediato e converge para aumento da carga de impostos em particular para o setor de serviços.

Para complicar ainda mais, os problemas específicos de algumas redes de varejo disseminam a percepção equivocada de problemas sistêmicos, abalando o setor como um todo, aprofundando as dificuldades em especial nos temas ligados a crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Não se pode esquecer que os setores de comércio e varejo, com 8,6 milhões de empregados, representam 20% do emprego formal no Brasil – índice que passa de 30% se forem somados os informais -, sendo o maior empregador privado do país.

Sua representatividade atual no PIB é de 27,4% % e vem crescendo há mais de vinte anos, alinhado com as tendencias globais, com o aumento da participação do setor de serviços na economia dos países mais desenvolvidos.

São setores que foram forjados e desenvolvidos no Brasil durante sucessivas crises locais e globais e que vêm investindo de forma consistente, incorporando tecnologia, o digital e os mais modernos conceitos praticados no mundo, incluindo sua reconfiguração como Ecossistemas de Negócios.

E que ampliam sua atuação com novas funções, como no caso das marcas próprias.

Que amadurecem ao também incorporar mais serviços e soluções como no foodservice para atenderem ao empoderado omniconsumidor-cidadão emergente.

Ao mesmo tempo que se torna ainda mais competitivo pela presença mais forte e direta da indústria fornecedora e de marcas, muitas por meio dos marketplaces do próprio varejo tradicional e digital.

A adversidade que caracteriza o sistema tributário do País e mais a complexidade logística e a volatilidade da economia e da política brasileira ajudaram a forjar a competitividade dos setores do comércio e do varejo.

E esses setores deveriam dar exemplo neste momento, integrando e reunindo as diversas cadeias de valor, os diferentes segmentos, canais, formatos e negócios, por meio de suas entidades nacionais e regionais, para se unir num projeto Brasil com uma pauta mínima única em defesa do setor empresarial, do País e dos brasileiros de forma mais justa, ampla e democrática.

Que seja essa a proposta objetiva do 11º Fórum Lide do Varejo em 2023.

E que essa proposta se transforme em realidade pela visão, determinação e grandeza dos líderes desses setores, é o necessário e fundamental complemento.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

TecToy: “Futuro do varejo está ligado à experiência do cliente e à automatização”

Próxima Postagem

Locadoras investiram R$ 55,2 bilhões na compra de carros em 2022, mostra Abla

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
locadoras

Locadoras investiram R$ 55,2 bilhões na compra de carros em 2022, mostra Abla

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.