Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

Via Varejo inaugura loja omnichannel do Pontofrio

Redação de Redação
26 de janeiro de 2018
no Inovação, Notícias, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 4 minutos

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, inaugurou esta semana um novo formato de loja, que une experiência digital e loja física. A nova unidade do Pontofrio está localizada no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo/SP e oferece aos clientes uma experiência de compra digital e multicanal com tecnologias conectadas.

O projeto da loja contou com a consultoria e planejamento da GS& Consult, que ajudou a criar um espaço voltado para um atendimento mais personalizado, além de integrar tecnologias e soluções de omnicanalidade. Para Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da GS& Consult, este conceito é simples: “Omnichannel, trocando em miúdos, é a otimização de todos os recursos, otimização de pessoas, otimização de tecnologias, otimização de espaço”.

Tecnologias para aprimorar a experiência de compra

Na nova unidade do Pontofrio estarão à venda todos os produtos do e-commerce da marca. Para que isso seja possível, a loja conta com um pacote de tecnologia de exposição virtual de itens, que possibilita que o cliente tenha acesso a todo sortimento, inclusive de produtos que não estão expostos fisicamente na loja. Para comprar tais itens é necessário acionar um dos consultores de venda que podem concretizar a compra.

Entre essas tecnologias estão: a vitrine digital, em tamanho real de refrigeradores, máquinas de lavar e secar e fogões; prateleira digital de eletroportáteis, com liquidificadores, fornos elétricos, fritadeiras, batedeiras, entre outros. As duas plataformas contam com sistema touchscreen, que possibilita aos clientes acessar informações técnicas, como dimensões, peso e até visualizar por dentro os produtos para ter a percepção do tamanho real do item.

A realidade virtual é utilizada na exposição de móveis, pelo qual o cliente poderá simular ambientes e objetos virtualmente, visualizados por meio de óculos de projeção. Esta ferramenta possibilita escolher cores, tamanhos e formatos dos móveis.

Todas as tecnologias têm o mesmo objetivo: unir o ambiente digital ao físico, fortalecendo o conceito omnichannel e trazendo inovações que propiciem uma nova jornada de compra aos clientes.

Todo o mostruário físico da unidade está disponível para experimentação. Os clientes podem testar vídeo-games, celulares, TV’s, liquidificadores, cafeteiras e secadores, que têm uma área ambientada com espelhos e luzes, simulando áreas da casa ou salões de cabelereiro. Além disso, todos os itens possuem etiquetas digitais com as informações de preço e condições de pagamento, além de dicas de uso e reviews reais de clientes postadas no e-commerce da marca.

 

Estas tecnologias ajudaram em um dos grandes desafios da implantação desta loja: o espaço. “Essa nova loja Pontofrio apresenta uma mudança radical em relação à sua ocupação, se comparada aos modelos e formatos tradicionais de loja da Via Varejo. Temos tradicionalmente uma loja de 1200, 1500 metros e trouxemos tudo isso para uma loja de 170 metros. Haja otimização!”, ressaltou o consultor.

A equipe de vendas foi treinada para atuar em todas as etapas da compra, desde a apresentação dos produtos e serviços até o pagamento e entrega dos produtos, reduzindo cerca de 35% o processo entre o pagamento e recebimento da compra.

Peter Estermann, presidente da Via Varejo falou sobre as exigências do consumidor: “O cliente busca cada vez mais uma experiência de compras integrando o universo físico ao digital. Todas as soluções foram pensadas para atender a este consumidor, incluindo toda a ambientação do espaço, resultando em um ambiente diferenciado e único”, comenta.

Marcelo Nogueira, diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo disse: “Este Pontofrio terá capacidade de vender aos nossos clientes qualquer item do nosso portfólio próprio, composto por aproximadamente 10 mil produtos. Atualmente, em média, nossas lojas contam com 1 mil, número que poderá subir a mais de 1,5 milhão quando incrementarmos o nosso marketplace, numa segunda etapa deste modelo digital”.

Medindo a satisfação do cliente

As novas tecnologias da unidade usarão a satisfação dos consumidores como uma das premissas para a remuneração dos colaboradores. Câmeras com sensores espalhados no local farão a leitura das expressões faciais dos clientes na entrada e na saída da loja. Este equipamento, por meio de seus algoritmos, medirá o grau de satisfação da experiência na loja.

“As tecnologias vão nos dar uma base de informações em tempo real, sem violar os direitos de identidade, que nos farão conhecer ainda mais os desejos de cada um de nossos clientes e, a partir disso, atuar de forma muito mais precisa e personalizada”, afirma Nogueira.

A nova loja tem Wi-Fi gratuito, no qual os clientes terão à disposição banda larga de grande escala, facilitando a experimentação streaming de TV’s Smart, smartphones e games. A unidade também contará com antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor e consolidará informações sobre o comportamento de circulação e áreas de interesse dos consumidores dentro da unidade. Todos os dados serão armazenados em um serviço alocado em nuvem e auxiliará a Via Varejo a saber quantas pessoas entraram na loja em determinado dia e horário, por quanto tempo ficaram e por quais setores mais circularam, permitindo ajustar o layout e sortimento para deixar o local sempre em sintonia com o desejo do cliente.

Postagem anterior

VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

Próxima Postagem

Samsung oferecerá para clientes da FARM passeio virtual pelo Parque Indígena do Xingu

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Samsung oferecerá para clientes da FARM passeio virtual pelo Parque Indígena do Xingu

Samsung oferecerá para clientes da FARM passeio virtual pelo Parque Indígena do Xingu

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile