Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Índice de Confiança do Consumidor alcança a maior pontuação desde setembro de 2014

Redação de Redação
26 de janeiro de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo atingiu 117 pontos este mês, representando um crescimento de 6,9% em relação aos 109,5 pontos em dezembro. Está é a mais alta pontuação desde setembro de 2014. O índice apresentou um resultado ainda melhor na comparação anual, com alta de 14,4%.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo ) desde 1994. A pesquisa é realizada com cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Os dados coletados auxiliam na tomada de decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas. O ICC é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no País.

O ICEA (Índice das Condições Econômicas Atuais, um dos componentes do índice) cresceu 8,6%, passando de 82,8 pontos em dezembro para 90,0 pontos em janeiro, a maior pontuação desde abril de 2015. Em relação a janeiro do ano passado, o indicador assinalou alta de 32,0%. O IEC (Índice das Expectativas do Consumidor, outro componente do ICC) avançou 6,1%, ao passar de 127,2 pontos em dezembro para 134,9 pontos em janeiro. No comparativo anual, o crescimento foi de 8%.

A assessoria econômica da Federação acredita que o resultado é reflexo do recebimento dos recursos adicionais do décimo terceiro salário, que melhora a avaliação dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas sobre os meses seguintes.

O maior crescimento do ICEA foi no grupo feminino, que cresceu 11%, ao passar de 75,6 em dezembro para 83,9 pontos em janeiro. O grupo de consumidores com renda familiar superior a 10 salários mínimos (SM) subiu 14,5% ao passar de 90,7 pontos em dezembro para 103,8 pontos em janeiro, sendo única segmentação acima dos 100 pontos – indicando, portanto, otimismo.

Tiveram destaque no IEC os grupos de consumidores com renda superior a dez salários mínimos e do público masculino. O grupo com renda mais alta assinalou alta de 9,2%, ao passar de 141,2 pontos em dezembro para 154,2 pontos em janeiro, e o público masculino  subiu 6,8%, passando de 128,6 pontos em dezembro para 137,4 pontos em janeiro.

As recuperações do emprego e da renda têm sido fundamentais para a restauração da confiança do consumidor e devem acelerar de forma mais consistente o poder de compra, assim como o ciclo de consumo, acreditam os assessores econômicos da FecomercioSP.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Carrefour aumentará investimentos em comércio eletrônico

Próxima Postagem

VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

VR-Commerce: A sinestesia é fronteira entre a experiência física e digital

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile