Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Momentum 601 | Mãos à obra

Redação de Redação
26 de janeiro de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário está definido e os ajustes agora são de tonalidade. A economia norte-americana terá uma expansão consistente nos próximos anos; a Europa, como um todo, terá um baixo crescimento estrutural; o Japão continua às voltas com seus problemas econômicos e a Ásia apresentará uma expansão menor que no passado, porém, bem maior que a média mundial, em uma perspectiva onde a vertiginosa queda do preço do petróleo está ajudando a redesenhar a economia do mundo. Se na perspectiva externa as cartas estão lançadas, no âmbito interno também já sabemos como será o jogo: Jogo bruto.

Para o Brasil, está claro que a conta das opções equivocadas na política econômica nos anos recentes será passada para a sociedade na forma de uma política restritiva de crédito, maiores taxas de juros e o aumento dos impostos, tudo em busca do perdido equilíbrio fiscal. As consequências são, facilmente, previsíveis com menor crescimento econômico e, possivelmente, um período recessivo no curto prazo e uma lenta eventual retomada nos anos seguintes. No calendário já está registrado que, em 2015, teremos o chamado “freio de arrumação”.

Para as empresas mais organizadas e previdentes os ajustes já começaram na metade do ano passado, com revisão dos planos de expansão, do quadro de pessoal, das práticas de gestão e dos orçamentos, tudo em busca da melhoria da eficiência e da produtividade nas operações atuais, mantendo também o foco no aproveitamento de oportunidades nos novos canais, no mercado digital e na expansão física, porém com um olhar muito mais atento aos resultados e no retorno dos investimentos.

Será um período onde a preocupação com os investimentos, os resultados e o retorno do que foi aplicado será muito mais  valorizado do que a oportunidade futura. O pragmatismo e a razão falarão muito mais alto do que a visão de longo prazo. É o pendulo empresarial mudando de lado.

Para muitas outras empresas, menos previdentes e cautelosas, começou uma corrida desenfreada para mergulhar nos números, na análise dos negócios atuais, nos investimentos anteriormente previstos, nos orçamentos realizados e, principalmente, na análise fria e calculista de tudo que é feito, e como é feito, para encontrar oportunidades de melhorar o desempenho, que passa a ser a principal motivação empresarial e executiva.

Dois lados

O lado saudável de períodos como esse, e sempre tem algum, é que todos os negócios encontrarão em escala as mais diversas, oportunidades de melhorar desempenho e execução, tornando mais eficientes e produtivas as operações e traduzindo tudo isso em melhoria de resultados econômicos e financeiros imediatos e futuros.

O lado perverso é que apenas o setor privado faz essa lição em sua escala mais ampla, promovendo ajustes, repensando quadros, revendo operações, cortando excessos, enxugando negócios e otimizando desempenho, enquanto o setor público permanece, praticamente inatingível, porque tem o recurso de repassar para sociedade os equívocos de suas decisões, inclusive quando deixa de fazer o que é fundamental por conta de eleições.

É desigual e inaceitável. São dois “Brasis” absolutamente diversos.

O privado, de forma geral, cada vez mais eficiente, enxuto e competitivo globalmente, apesar dos problemas estruturais e burocráticos do país e o público, cada vez mais inchado, ineficiente e desalinhado, retardando o avanço e modernização do país.

Mas no momento, passada uma eleição que poderia ter ajudado a mudar essa situação, não há o que fazer no curto prazo a não ser mãos à obra para tentar salvar o período. Mas para o médio e longo prazos, é tempo de muita reflexão sobre os enganos, equívocos e manipulações a que o país tem sido submetido. E refletir como tanto trabalho e esforço do setor privado se esvaem ao dividir a conta com o anacrônico setor público brasileiro.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Perspectivas para 2015: a recuperação da economia norte-americana e algumas incertezas no cenário econômico brasileiro

Próxima Postagem

Para crescer, redes apostam nos 'mercadinhos'

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem

Para crescer, redes apostam nos 'mercadinhos'

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.