Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Cinco em cada 10 brasileiros acreditam que os preços vão subir com o tarifaço

Como resposta, 60% afirmam que pretendem cortar gastos e dar preferência a alternativas nacionais

Redação de Redação
25 de agosto de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Para cinco em cada dez consumidores brasileiros (54%), o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros deve impactar o aumento dos preços, especialmente em alimentos (30%), combustíveis e energia (45%) e produtos importados em geral (27%), segundo levantamento conduzido pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing da ESPM (Ceam). Como resposta, 60% afirmam que pretendem cortar gastos e dar preferência a alternativas nacionais.

O levantamento, realizado com 1.000 participantes de todas as regiões do Brasil, mostra que 41% dos brasileiros afirmam não entender bem o que é o tarifaço, enquanto apenas 19% dizem ter conhecimento claro sobre o assunto. Além disso, 45% se declaram com pouco ou nenhum conhecimento sobre política, o que pode dificultar ainda mais a compreensão do impacto dessas medidas.

“As pessoas tendem a comprar mais do que é daqui quando se sentem prejudicadas lá fora. É um jeito de proteger o que é nosso e reagir consumindo produtos nacionais”, afirma Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de Pesquisa e Pós Stricto da ESPM. 

Para 51,3% dos entrevistados, a medida afetará diretamente o Brasil, e 42,8% acreditam que também terá impacto em seu dia a dia. Quando questionados sobre os efeitos gerais, 68% preveem prejuízos para a economia, enquanto 41% avaliam que o impacto sobre a vida dos brasileiros será mais negativo do que positivo. Apenas 18,5% percebem algum benefício potencial.

Setores mais afetados

A percepção de impacto negativo se estende a setores estratégicos da economia. Para sete em cada dez entrevistados, o agronegócio será um dos segmentos mais prejudicados, seguido pela indústria (68%) e pelo comércio (53,9%), este último visto como menos exposto devido à menor dependência do mercado externo.

No campo político, 53,5% defendem que o Brasil adote medidas de resposta ao tarifaço. Ainda assim, a preferência é por soluções negociadas (21%) em vez de retaliações diretas, como a imposição de tarifas equivalentes (15%).

Confiança nas instituições

Os dados revelam um cenário de ceticismo em relação às instituições brasileiras. Para 48% dos entrevistados, o Governo Federal não transmite confiança, número semelhante ao registrado para o Supremo Tribunal Federal (STF) (49%). Ao todo, 41% avaliam negativamente a atuação das instituições, frente a apenas 31% que têm uma visão positiva.

Outro ponto de destaque é o potencial crescimento do sentimento antiamericano. Para 63% dos entrevistados, a medida adotada pelos EUA tende a piorar a imagem do país junto à população brasileira. Apenas 9% acreditam que a imagem dos Estados Unidos seguirá inalterada.

Imagem: Envato

Postagem anterior

CNI: intenção de investimento na construção civil registra queda

Próxima Postagem

Americanas se prepara para a Black Friday e o Natal com 500 vagas de logística

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Trump anuncia acordo com Pfizer para reduzir preços de medicamentos vendidos nos EUA

30 de setembro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Negócios Brasil e China
Economia

Camex prorroga por até 5 anos antidumping em laminados de aço chineses

30 de setembro de 2025
Meios de pagamento

Grupo Pereira adota tecnologia de pagamento por reconhecimento facial da Payface

30 de setembro de 2025
EUA tarifas
Economia

Wolfspeed conclui processo de reestruturação financeira e deixa Chapter 11

30 de setembro de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

30 de setembro de 2025
Neon recebe aporte de R$ 1,6 bilhão e anuncia status de ‘unicórnio’
Economia

Neon reduz prejuízo e foca em amadurecimento, mas lucro consistente ainda é desafio

30 de setembro de 2025
Produtos

Guaraná Jesus lança versão Zero e mantém a cor rosa e o sabor tradicional

30 de setembro de 2025
Próxima Postagem
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas se prepara para a Black Friday e o Natal com 500 vagas de logística

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile