Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IDV: 20 anos transformando e inspirando o varejo

Momentum 1082-2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de agosto de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
varejo

A proposta veio a partir do inconformismo pelo fato do varejo brasileiro não ter a mesma relevância que se via nos Estados Unidos no final de um dos encontros que acontecia durante a participação na NRF, o maior evento de varejo do mercado norte-americano.

O diagnóstico foi que faltava uma entidade que reunisse o varejo formal do Brasil e que se expusesse e atuasse pelo merecido reconhecimento do setor, que já era o maior empregador privado do país. E que poderia contribuir muito mais pelos temas nacionais.

Pudemos participar dessa primeira discussão e inspiração juntos com Luiza Helena, Flávio Rocha e Artur Grynbaum.

Da constatação, mobilização e ação começou o processo para convencimento de líderes e empresas de que a proposta deveria trazer uma contribuição decisiva para os grandes temas que envolviam o Brasil, para além de criar caminhos e protagonismo para o setor. Esse era um ponto central em toda a discussão.

Nestes 20 anos o que foi desenvolvido pela entidade foi marcante na defesa dos temas que envolvem a formalidade, o profissionalismo, o pensar estratégico, a equidade competitiva, a eficiência em toda a cadeia de valor e a melhoria do ambiente empresarial para estimular o emprego, o aumento da renda e o crescimento dos negócios.

O fato de reunir o varejo de todas as categorias de produtos, em todos os formatos de lojas e canais de vendas, dos físicos aos digitais, com diferentes modelos de negócios, incluindo venda direta, franquias e operações próprias, trouxe para o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) uma visão privilegiada, plural e sempre atual da realidade presente e futura, tornando sua contribuição decisiva.

Dentre os grandes temas que tiveram envolvimento direto do IDV devem ser destacadas as reformas trabalhista e previdenciária, os programas de estímulo ao consumo pelo crédito às famílias, o controle e redução de custos das operações dos cartões de crédito, a busca de alternativas para melhoria da eficiência nas operações de varejo, os ajustes necessários quando da pandemia com seus impactos diretos no setor e, mais recentemente, a defesa da igualdade competitiva envolvendo a atuação das plataformas cross border.

E agora com participação marcante na discussão de tudo que diz respeito à reforma tributária, considerando seus impactos para o consumidor e o setor.

Foram 20 anos com um modelo de governança que evoluiu ao longo do tempo, mas sempre valorizou a discussão de propostas e levando em conta o que seria importante para o varejo e para o país.

E com a postura de sempre ser propositivo em suas relações com os governos e de forma a valorizar a visão atual, plural e a construção de projetos consistentes no longo prazo.

A liderança nesse período esteve nas mãos de Luiza Helena, Flávio Rocha, Hélio Seibel, Fernando de Castro, Antonio Pipponzi, Marcelo Silva e Jorge Gonçalves, apoiados pelos Conselhos Executivo e Consultivo e por um conjunto decisivo de Comitês em diversas áreas.

Neste fim de semana o IDV se reuniu para celebrar esses primeiros 20 anos com líderes que participaram e participam desta jornada, valorizando as conquistas e contribuições em sua atividade e iniciando o ciclo do repensar estratégico para os próximos 20 anos, como deve ser feito.

Parece estar cada vez mais claro que planejar o longo prazo de forma estratégica é, e sempre será, fator decisivo nas empresas, nas organizações, nas entidades e fundamental para o próprio país.

E as contribuições e conquistas do IDV nestes 20 anos, para além de reconhecidas, devem servir de inspiração em todas as dimensões.

Muito mais do que uma entidade diferenciada, o IDV ajudou a transformar o varejo brasileiro e ao mesmo tempo se transformou em um modelo de organização, governança e compromisso com a necessária evolução do próprio país.

Notas

  1. Tivemos oportunidade de participar ao longo desses 20 anos da história do IDV e muitos dos aprendizados e conquistas deste período têm sido compartilhados nas atividades empresariais e nas propostas de organização de outros segmentos de mercado;
  2. No Latam Retail Show de 17 a 19 de setembro, no Center Norte em São Paulo, com apoio do IDV, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na política, na economia, no consumo e seus impactos no consumo, no comércio e no varejo nos diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios nos mercados mundiais e no Brasil. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasil registra mais de 1 milhão de tentativas de fraude no primeiro semestre

Próxima Postagem

Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo
Artigos

Retail media in store: o próximo capítulo da revolução publicitária no varejo

18 de julho de 2025
Orçamento das famílias brasileiras sob pressão
Artigos

Orçamento das famílias brasileiras sob pressão

18 de julho de 2025
De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings
Artigos

De locadores a operadores: Xdome e Junga Park apontam um novo caminho para os shoppings

17 de julho de 2025
Como a IA está transformando os programas de fidelidade
Artigos

Como a IA está transformando os programas de fidelidade

17 de julho de 2025
Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia
Artigos

Teletrabalho em 2025: novas obrigações, velhos riscos e o jeitinho de manter a empresa em dia

16 de julho de 2025
Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica
Artigos

Entre o hype e o impacto: o que separa a IA genérica da IA estratégica

16 de julho de 2025
Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor
Artigos

Do caos à clareza: lições de Cristina Junqueira e Shane Parrish sobre decidir melhor

15 de julho de 2025
Próxima Postagem
Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.