Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IDV: 20 anos transformando e inspirando o varejo

Momentum 1082-2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de agosto de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
varejo

A proposta veio a partir do inconformismo pelo fato do varejo brasileiro não ter a mesma relevância que se via nos Estados Unidos no final de um dos encontros que acontecia durante a participação na NRF, o maior evento de varejo do mercado norte-americano.

O diagnóstico foi que faltava uma entidade que reunisse o varejo formal do Brasil e que se expusesse e atuasse pelo merecido reconhecimento do setor, que já era o maior empregador privado do país. E que poderia contribuir muito mais pelos temas nacionais.

Pudemos participar dessa primeira discussão e inspiração juntos com Luiza Helena, Flávio Rocha e Artur Grynbaum.

Da constatação, mobilização e ação começou o processo para convencimento de líderes e empresas de que a proposta deveria trazer uma contribuição decisiva para os grandes temas que envolviam o Brasil, para além de criar caminhos e protagonismo para o setor. Esse era um ponto central em toda a discussão.

Nestes 20 anos o que foi desenvolvido pela entidade foi marcante na defesa dos temas que envolvem a formalidade, o profissionalismo, o pensar estratégico, a equidade competitiva, a eficiência em toda a cadeia de valor e a melhoria do ambiente empresarial para estimular o emprego, o aumento da renda e o crescimento dos negócios.

O fato de reunir o varejo de todas as categorias de produtos, em todos os formatos de lojas e canais de vendas, dos físicos aos digitais, com diferentes modelos de negócios, incluindo venda direta, franquias e operações próprias, trouxe para o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) uma visão privilegiada, plural e sempre atual da realidade presente e futura, tornando sua contribuição decisiva.

Dentre os grandes temas que tiveram envolvimento direto do IDV devem ser destacadas as reformas trabalhista e previdenciária, os programas de estímulo ao consumo pelo crédito às famílias, o controle e redução de custos das operações dos cartões de crédito, a busca de alternativas para melhoria da eficiência nas operações de varejo, os ajustes necessários quando da pandemia com seus impactos diretos no setor e, mais recentemente, a defesa da igualdade competitiva envolvendo a atuação das plataformas cross border.

E agora com participação marcante na discussão de tudo que diz respeito à reforma tributária, considerando seus impactos para o consumidor e o setor.

Foram 20 anos com um modelo de governança que evoluiu ao longo do tempo, mas sempre valorizou a discussão de propostas e levando em conta o que seria importante para o varejo e para o país.

E com a postura de sempre ser propositivo em suas relações com os governos e de forma a valorizar a visão atual, plural e a construção de projetos consistentes no longo prazo.

A liderança nesse período esteve nas mãos de Luiza Helena, Flávio Rocha, Hélio Seibel, Fernando de Castro, Antonio Pipponzi, Marcelo Silva e Jorge Gonçalves, apoiados pelos Conselhos Executivo e Consultivo e por um conjunto decisivo de Comitês em diversas áreas.

Neste fim de semana o IDV se reuniu para celebrar esses primeiros 20 anos com líderes que participaram e participam desta jornada, valorizando as conquistas e contribuições em sua atividade e iniciando o ciclo do repensar estratégico para os próximos 20 anos, como deve ser feito.

Parece estar cada vez mais claro que planejar o longo prazo de forma estratégica é, e sempre será, fator decisivo nas empresas, nas organizações, nas entidades e fundamental para o próprio país.

E as contribuições e conquistas do IDV nestes 20 anos, para além de reconhecidas, devem servir de inspiração em todas as dimensões.

Muito mais do que uma entidade diferenciada, o IDV ajudou a transformar o varejo brasileiro e ao mesmo tempo se transformou em um modelo de organização, governança e compromisso com a necessária evolução do próprio país.

Notas

  1. Tivemos oportunidade de participar ao longo desses 20 anos da história do IDV e muitos dos aprendizados e conquistas deste período têm sido compartilhados nas atividades empresariais e nas propostas de organização de outros segmentos de mercado;
  2. No Latam Retail Show de 17 a 19 de setembro, no Center Norte em São Paulo, com apoio do IDV, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, na geografia, na política, na economia, no consumo e seus impactos no consumo, no comércio e no varejo nos diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios nos mercados mundiais e no Brasil. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasil registra mais de 1 milhão de tentativas de fraude no primeiro semestre

Próxima Postagem

Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Água da S.Pellegrino e da Acqua Panna na garrafa PET chega ao Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.