Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home NRF Retail's Big Show

Consumidor e consumo Mais por Menos

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Houve uma época em que o foco do setor varejista brasileiro era a expansão.  O Brasil estava na mira dos holofotes em todo o mundo, enquanto a Europa e os Estados Unidos ainda se recuperavam do crash da bolsa de valores em 2008.

Os poços de pré-sal foram descobertos, ainda no antigo governo Lula, o Brasil tinha recebido a notícia que iria hospedar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o consumo nas classes C e D tinha aumentando e todos esses fatores apontavam o Brasil como uma grande aposta para o futuro.

Todos os empresários caminhavam juntos rumo à expansão. Porém, nos últimos dois anos, a economia brasileira vem apresentando sérios desgastes. Com o aumento dos juros e da inflação e redução do crédito, os empresários tiveram que mudar o foco.

Segundo o IBGE, o volume de vendas do varejo cresceu 4,3% no ano passado – o que significa o pior resultado desde 2003, bem abaixo dos 8,4% de 2012 e inferior à média dos últimos dez anos (de 7,5%).

Em março deste ano, as vendas caíram na comparação com o mesmo mês do ano passado (1,1% no Brasil e 0,6% no Estado de São Paulo).

Um novo perfil entre os consumidores e os varejistas

Frente a este cenário de novas perspectivas, nota-se uma grande mudança tanto no hábito dos consumidores quanto dos comerciantes. O consumidor da classe C está cada vez mais exigente com relação ao atendimento que recebe no varejo e mais consciente quanto às marcas que deseja.

Especialistas apelidaram este consumidor emergente como “consumidor mais por menos”, ou seja, aquele que possui condições de compra exige mais do atendimento, melhores serviços e quer pagar menos por isso.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, dentro do novo cenário, com menor crescimento do consumo e do varejo, a atenção deverá se concentrar na busca de alternativas para melhoria da eficiência e produtividade nas lojas.

Se por um lado os consumidores buscam comprar mais por menos, os varejistas investem em buscar alternativas e estudos específicos que possam também produzir e vender mais por menos.

Múltiplos canais de distribuição, operações, design, storytelling e toda a experiência de compra deverão nortear os paradigmas das estratégias dos varejistas no futuro muito próximo.

Segundo Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor da Consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza, os empresários devem ainda manter certa expansão estratégica, porém dosada para atender um consumidor querendo mais por menos.

Fórum de Varejo da América – Eficiência e Produtividade

Eficiência e produtividade no Varejo serão os dois grandes temas do 17º Fórum de Varejo da América Latina, que acontece entre os dias 26 e 27 de agosto de 2014, na Fecomércio, em São Paulo.

Anualmente, o Fórum de Varejo da América Latina discute temas relevantes para o mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo.  O evento é um dos mais completos do país, sendo composto por dois dias de palestras com grandes nomes nacionais e internacionais e 12 salas temáticas simultâneas, com apresentação de 3 cases cada uma.

 

Serviço: 17º Fórum de Varejo da América Latina

26 e 27  de agosto de 2014

FECOMERCIO • SP

Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP

http://www.forumdevarejo.com.br

Postagem anterior

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRF Retail's Big Show

O futuro do varejo promete ser emocionante e transformador

24 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF Europa: O retorno da loja física ao centro da estratégia do varejo

19 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF Europa: Best Buy e Mediamarktsaturn mostram como inovação e omnicanalidade transformam o varejo

18 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF Europa: tecnologia, inovação e sustentabilidade vão guiar o varejo

17 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF Europa começa com abertura de Matthew Shay, Sephora, Carrefour e mais

16 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF elege Fran Horowitz, da Abercrombie & Fitch Co, como a visionária de 2026

15 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

NRF Europa: 1ª edição será realizada nesta semana com o tema “Retail Together”

14 de setembro de 2025
NRF Retail's Big Show

Varejo da Europa encara inflação, concorrência asiática e revolução da IA

12 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Os 7 maiores desafios do varejo omnichannel

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile