Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neoconsumidor Brasileiro 2014 – o maior estudo sobre o perfil multicanal dos brasileiros

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

O consumo atual é multicanal, digital e, portanto global. Com tantas mudanças acontecendo na maneira como consumimos, é fundamental aprofundarmos  nosso conhecimento sobre quem são os diferentes tipos de consumidores, como se informam e o que valorizam. As perguntas que devemos fazer são: quais os canais preferidos para a compra das principais categorias? quais as marcas mais valorizadas e por quê?

Para respondermos a essas indagações, a GS&MD Gouvêa de Souza entrevistou 2.200 brasileiros pela Internet, em março deste ano e, neste artigo, compartilho com vocês algumas informações que podem ajudá-los a conhecer o Neoconsumidor:

– O consumidor agora é ‘multi–telas’: 67% têm notebook, 56% smartphone com plano de dados e 28% possuem um tablet. Porém, 75% nunca compraram via smartphone ou tablet; 68% possuem mais de um chip para o celular. Os consumidores atuais têm acesso aos meios de pagamento: 82% tem conta bancária, 64% um cartão de crédito e 13% cartão fidelidade (os 2 principais são da TAM e O Boticário);

– 87% compram na Internet: 23% dos web-shoppers já fazem suas compras do local de trabalho, embora a grande maioria prefira o conforto do lar para consumir na web.

– A maioria compra online há menos de 5 anos e uma parte importante há menos de 3 anos. Isso significa que o consumo online ainda é um processo recente e direcionado pela melhoria constante da experiência.

– Há 3 grandes perfis de consumidores online no Brasil: os Tradicionais, os Convenientes e os Digitais. Além do perfil que nunca comprou na Internet (13%). Tradicionais, Convenientes, Digitais e Não Compradores Online têm comportamentos de consumo diferentes e, portanto, os motivadores desses públicos também divergem significativamente.

– Preço e Conveniência são os principais drivers de consumo na Internet e cada perfil do Neoconsumidor reage de maneira distinta a esses motivadores.

– As razões que desestimulam o consumo via web para 13% que nunca compraram online estão associados à desconfiança em receber o produto comprado: 51% têm medo de não receber o produto, 39% sentem medo de não receberem o produto correto e 23% não confiam que a loja virtual enviará o produto adquirido.

Se pensarmos que 90% das moradias no Brasil são residências horizontais (casas), o desafio da entrega e recebimento das encomendas é em parte justificado e precisa ser endereçado corretamente pelos varejistas. A exposição e a descrição dos produtos na web devem ser detalhadas a fim de minimizarem as chances de frustração do cliente.

Compreendermos a diversidade de perfis e comportamentos dos Neoconsumidores brasileiros torna-se, portanto um diferencial competitivo extremamente importante para subsidiar as decisões estratégicas de nossas empresas. O conhecimento completo de como os brasileiros se informam e consomem nos diferentes canais está disponível no estudo Neoconsumidor Brasil 2014 da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Por Célia Bastos, diretora de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

O perfil da Casa Brasileira

Próxima Postagem

Consumidor e consumo Mais por Menos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Consumidor e consumo Mais por Menos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.