Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Jogai por nós

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

É mesmo uma prece. Quase uma súplica que nasce do sentimento que começamos a viver a partir da semana passada com o início da Copa no Brasil. Ainda que a transmissão da televisão possa mostrar de forma ampla e com muitos mais detalhes e riqueza de conteúdo o que acontece, somente o sentimento ao vivo transmite a essência da emoção. Aquela que aperta o coração e faz a voz tremer.

Quem estava no estádio não conseguiu enxergar o choro incontido de alguns jogadores brasileiros mas praticamente todos sentiram a emoção e a energia que estava no ar e poucos foram os que não cantaram mais alto, mesmo depois que os noventa segundos da introdução oficial ao hino terminou. E continuaram cantando alto e sonoro quase que pedindo aos jogadores perfilados: Jogai por nós.

Nos momentos em que antecederam aquele instante houve um crescente de emoção e convicção de que muito poderia ter sido diferente e melhor, mas também havia um sentimento forte de que, como Nação, temos no futebol uma das mais fortes alternativas de expressão e que valeria a pena relevar fatos para viver intensamente esse período.

Mas é preciso também registrar, e a televisão não pode ou não quis fazer, o grito de revolta, se referindo à presidenta, expresso de forma inadequada porém incontrolável, de que como está não pode ficar. E ignorar ou minimizar esse sentimento, ainda que expresso em São Paulo, um estado líder no plano econômico, por um público privilegiado e formador de opinião, pode ser um sério equívoco de interpretação.

Nas próximas semanas muito do que pode acontecer, dentro e fora dos estádios-arenas, poderá impactar o comportamento de curto, médio e longo prazo no Brasil.

Desde o extremo de decepções no futebol que extrapolem os gramados e se convertam em potencializadores de revoltas coletivas, até resultados extraordinários que criem uma cortina de fumaça e inibam a percepção do todo gerando, porém, um sentimento de orgulho e autoconfiança.

Seja quais forem os resultados entre esses dois extremos, o consumo, o varejo e a economia serão diretamente afetados.

No momento temos uma combinação preocupante de fatores envolvendo menor crescimento da renda, o início previsto das oscilações no nível de emprego, crédito disponível porém mais caro e mais seletivo e o menor nível de confiança do consumidor dos últimos cinco anos, o que é uma equação preocupante para o desempenho do consumo no segundo semestre do ano.

Como esses fatores reagirão ao que acontecerá nas próximas semanas e que se tornou o assunto prioritário e dominante no país no momento merece, mais do que atenção e preocupação, e justifica a súplica: Jogai por nós !

 

 Por Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

O Momento é de trégua

Próxima Postagem

Menor é melhor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem

Menor é melhor

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.