Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Na era do ESG, cleantechs ganham relevância e mercado já tem mais de 100 empresas

Levantamento da Abstartups mapeou 102 cleantechs ativas em todo Brasil e cinco grandes tendências e oportunidades de negócio para os próximos anos

Redação de Redação
25 de abril de 2023
no ESG, Notícias, Varejo com Causa
Tempo de leitura: 3 minutos

Com a missão de  reduzir impactos ecológicos negativos através da tecnologia, inovação e sustentabilidade, as cleantechs (abreviação de “clean technology” ou “tecnologia limpa”) estão só começando, mas já ocupam uma brecha importante num mercado cada vez mais preocupado com as metas de ESG.

Mapeamento realizado em 2021 pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), com o apoio da EDP Brasil, mostrou que, apesar de embrionário, o segmento já tem cases de relevância, além de oportunidades claras para novos empreendedores.

De acordo com o levantamento, são 102 cleantechs ativas em todo Brasil, sendo que a maioria (39%) atua no segmento de ar e meio ambiente. Ou seja, tecnologias que mitigam o impacto de substâncias poluentes ao meio ambiente. Logo em seguida estão aquelas que trabalham com energia limpa (26,5%) e as que oferecem soluções em eficiência (19,6%). 

Ainda segundo o mapeamento, a maioria das cleantechs (54%) atua no mercado B2B, principalmente em São Paulo, que é o Estado com maior representatividade do segmento. Embora a média de tempo de fundação das cleantechs seja de 3,2 anos, um percentual considerável de 17,7% tem mais de 5 anos no mercado. Isso mostra que há cases com mais relevância e maturidade e explica o número representativo (33,3%) de startups que estão na fase de tração do negócio.

O levantamento também mostra que se trata de um mercado em desenvolvimento, o que fica claro pelos números financeiros das cleantechs. Segundo o estudo, 67,3% das startups mapeadas ainda não receberam nenhum investimento. Outra pesquisa citada no mapeamento – realizada pela EDP, em parceria com a Abstartup, FGV, UFRJ e Statkraft – mostra que a maioria das cleantechs (37,3%) ainda não recebe nenhum valor sobre suas atividades, sendo que 39% operam no vermelho. 

“Esse aspecto traz mais dificuldade para a operação e crescimento dessas novas empresas em um mercado de investidores avessos ao risco ou que demandam rápido retorno, ou seja, não significa que as cleantechs são inviáveis, mas que seus ciclos de desenvolvimento podem ser mais demorados quando comparados a outros tipos de startups”, comenta Rafael Marciano, gestor de Inovação da EDP Brasil.

Oportunidades

O mapeamento da ABStartups também apontou algumas oportunidades no segmento das cleantechs. Entre elas, o potencial dos segmentos de ar e meio ambiente e Energia Limpa. De acordo com o levantamento, essas foram as categorias que mais apareceram em fase de ideação e validação (quase 50% para cada), o que pode ser interpretado como “um reflexo da necessidade do mercado e portanto, oportunidades de negócio para as startups”.

Além disso, o estudo traz 5 tendências e oportunidades de negócio para os próximos anos. Veja cada uma delas:

Energia renovável: obtida por meio de fontes que não geram grandes impactos ambientais negativos e não podem ser exauridas. 

Digitalização: tecnologias desenvolvidas para facilitar a gestão de dados. 

Eletrificação: substituição de combustíveis fósseis por eletricidade. 

Economia circular: modelo de produção sustentável que atua com a eliminação de desperdícios. 

Descarbonização: redução da necessidade de combustíveis fósseis e CO2.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

IDV projeta crescimento real nas vendas do varejo para os próximos três meses

Próxima Postagem

Lula diz esperar conclusão do acordo entre Mercosul e UE ainda neste ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Lula diz esperar conclusão do acordo entre Mercosul e UE ainda neste ano

Lula diz esperar conclusão do acordo entre Mercosul e UE ainda neste ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.