Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

Preço da cesta básica do e-commerce em SP salta 8,4% em março

Com alta de 20,6%, carne bovina foi a vilã do mês segundo pesquisa feita pela Precifica, que envolveu 13 itens que compõem a cesta básica do Dieese

Redação de Redação
25 de abril de 2023
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
52,4% do faturamento do varejo no Brasil corresponde a itens com preços de até R$ 250

Depois de apresentar recuo nos dois primeiros meses do ano, a cesta básica do e-commerce da região metropolitana de São Paulo saltou 8,4% no mês de março. O levantamento foi feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, e envolveu 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região.

Em janeiro, houve recuo de 2,40% em comparação com dezembro. A diminuição registrada em fevereiro, de 4,34%, confirmava uma tendência de baixa da pressão inflacionária, o que era uma boa notícia, principalmente para as famílias de baixa renda. Mas o resultado do terceiro mês do ano volta, de certa forma, a preocupar.

O índice da Precifica, baseado no e-commerce da Grande São Paulo, segue a tendência de alta do índice medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo IPCA-15, prévia da inflação oficial, cuja alta ficou em 0,59%. O grupo Alimentação e bebidas, sozinho, subiu 0,33%.

Mas é importante ressaltar que os números do IBGE envolvem produtos e serviços de diversos segmentos e não somente da cesta básica, razão esta para a diferença.

Maiores quedas e altas

Em março, a carne bovina foi a vilã da cesta básica, com alta de 20,6%, seguida pela banana (+11,1%), café em pó (+6,6%), tomate (+6,2%), açúcar (+4,7%) e do sal refinado (+3,8%). Os itens com preços menores foram: manteiga (-7,8%), arroz (-6,1%), feijão carioca (-5,2%), batata (-1,6%) e óleo (-1,1%). Farinha de trigo e leite integral apresentaram preços estáveis.

A diferença entre o resultado da Precifica, que é limitado à cesta básica, com o IPCA do IBGE, que envolve outros alimentos, é acentuada. Esse fenômeno dificulta muito a tomada de decisões por parte dos varejistas no que diz respeito à definição dos preços ideais para cada produto nas diferentes regiões do país. Isso gera a necessidade de investimentos em tecnologia para tornar o processo de precificação mais rápido e preciso.

“Toda essa complexidade do nosso mercado, da nossa economia, exige das empresas a implantação de ferramentas de apoio como as soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial. Essas ferramentas que se baseiam nos dados da própria empresa e do mercado, que é monitorado 24 horas por dia, conseguem definir preços competitivos e rentáveis, além de auxiliar na gestão do estoque”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

‘Fomos pegos de surpresa, e demorei a agir’, diz ex-CEO da Hurb

Próxima Postagem

PagBank lança seguro Cartão Protegido buscando proteção para o consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
PagBank lança seguro Cartão Protegido buscando proteção para o consumidor

PagBank lança seguro Cartão Protegido buscando proteção para o consumidor

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile