Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

ABF divulga chanceladas pelo Selo de Excelência em Franchising

Redação de Redação
25 de abril de 2018
no Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 8 minutos

O Selo de Excelência em Franchising (SEF), entregue pela ABF – Associação Brasileira de Franchising reconhece redes de franquias que obtiveram bom desempenho e avaliação de seus franqueados. A Pesquisa do SEF deste ano indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.

O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas.

A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, por meio de uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o SEF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.

A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.

Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “O resultado da pesquisa é em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.

A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.

Destaques por categoria

O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.

Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising  integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.

Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.

Troféu especial

Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:

Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.

Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.

Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

Lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:

PlenoSêniorMáster
ACQIO10 PASTÉIS5ÀSEC
ACTIONCOACH BRASILA FÓRMULAÁGUA DOCE CACHAÇARIA
ALPHAGRAPHICSALPHABETOAREZZO
ANACAPRIAPOLAR IMÓVEISASTRAL
ARTEXARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOSBOB´S
ARTWALKAUXILIADORA PREDIALCARMEN STEFFENS
AUTHENTIC FEETAVATIMCASA DO CONSTRUTOR
BALONEBEBELU SANDUÍCHESCCAA
BELLA GULABIBICEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS
BILLY THE GRILL BURGER & GRILLBONO PNEUSCHILLI BEANS
BOALICAFÉ DO PONTOCHINA IN BOX
CAFÉ DO FEIRANTECAMARÃO & CIACI
CAPODARTECASA DE BOLOSCNA
CASA BAUDUCCOCHIQUINHO SORVETESCOIFE ODONTO
CASA PILÃOCLUBE MELISSADEKRA
CATA-VENTOCÓDIGO GIRLSDEPYL ACTION
CAVERNA DO DINOCOLCCIDIVINO FOGÃO
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICOCROASONHODOMINO’S PIZZA
CETELBRAS EDUCACIONALDAMÁSIO EDUCACIONALEMAGRECENTRO
CONSTANCEDOCTOR FEETFEDERAL INVEST
CULTURA INGLESADROGARIAS MAXFISK CENTRO DE ENSINO
DIOLASERENSINA MAISFLASH COURIER
DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAREVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTESFLYTOUR FRANCHISING
DR JARDIMEXPERIMENTOGIRAFFAS
DUMONDFARMELHORHABIB´S
ESPAÇOLASERFASTFRAME – MOLDURA NA HORAHERING STORE
ESPETTO CARIOCAFIRST CLASSHOPE LINGERIE
EURODATA INTERATIVAGOUIMAGINARIUM
EVIDENTEGRILETTOINFLUX ENGLISH SCHOOL
EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASILGUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNETINSTITUTO EMBELLEZE
FARMÁCIA ARTESANALHAVAIANASJIN JIN
FARMÁCIA ROVALHERING KIDSKONI STORE
FORUMHOME ANGELSKOPENHAGEN
FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICAIE INTERCAMBIO NO EXTERIORKUMON
GENDAI JAPANESE FAST FOODIGUILILICA & TIGOR
GLOBAL STUDYIGUI TRATABEMLOCALIZA RENT A CAR
GORDÃO LANCHESINSTITUTO MIXMCDONALD´S
HINODEJORGE BISCHOFFMEGAMATTE
ICE CREAMY SORVETESLANCHÃO & CIAMICROLINS
IGALIG LIG DELIVERYMMARTAN
INSPIRARLUBRAX +MONTANA GRILL EXPRESS
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUASMINDS ENGLISH SCHOOLMORANA
LEZ A LEZMOLDURA MINUTOMR. CAT
LINK MONITORAMENTOMR. MIX – MILK SHAKESMR. PRETZELS
L’OCCITANE EN PROVENCENÃO+PÊLOMULTICOISAS
LOFTNTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIALNUTTY BAVARIAN
LOJAS CALCIODONTOCOMPANYO BOTICÁRIO
LOUYTON BYTEODONTOCLINIC
MAGIC FEETONODERA ESTÉTICAORTHODONTIC
MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSEORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICASÓTICAS CAROL
MARIA BRASILEIRAOUTLET LINGERIEPATRONI PIZZA
MERCADÃO DOS ÓCULOSPARK IDIOMASPBF – INGLÊS E ESPANHOL
MIL MILK SHAKESPARMEGGIO GRELHADOS E LANCHESPEOPLE COMPUTAÇÃO
ORTHOCRINPELLO MENOS DEPILAÇÃOPORTOBELLO SHOP
ORTHOPRIDEPHARMAPELEPREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
OUTER. SHOESPOSÉPUKET
PELO ZERO DEPILAÇÃORAGAZZOQUALITY LAVANDERIA
PEZINHO E CIAREDEORTOREI DO MATE
PINGU´S ENGLISH CENTERREMAXRESTAURA JEANS
PROCOBROCKFELLER LANGUAGE CENTERS.O.S COMPUTADORES
PUCSILUETSSANTA LOLLA
RISOTTO MIX GASTRONOMIASOBRANCELHAS DESIGNSKILL INGLÊS E ESPANHOL
RONALDO ACADEMYSPÉ O SPA DO PÉSODIÊ DOCES
SESTINISUCO BAGAÇOSORRIDENTS
SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICASTIP TOPSPOLETO
SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOSTUTORESSUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
SR. SORVETEVAZOLITHE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS
STALKERVIA MIAUNIDAS ALUGUEL DE CARROS
STERNA CAFÉWERNER COIFFEURUPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS
TEVAHWORLD STUDYWIZARD BY PEARSON
TOUCHWORLD TENNISYÁZIGI
VIVENDA DO CAMARÃOYES RENT A CARYES! – CURSO DE IDIOMAS
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR
YOGGI  
Postagem anterior

Pista de kart indoor é inaugurada no Catuaí Shopping em Londrina

Próxima Postagem

3 Corações lança edição limitada para Copa do Mundo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
3 Corações lança edição limitada para Copa do Mundo

3 Corações lança edição limitada para Copa do Mundo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.