Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Após retomar ganhos na quinta e na madrugada, vendas online da Black Friday acumulam perdas

As vendas caíram 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

Redação de Redação
24 de novembro de 2023
no Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
s vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

As perspectivas para o comércio online brasileiro mostram uma tendência de retração na Black Friday 2023. Segundo os dados preliminares divulgados pela NielsenIQ Ebit, empresa de informações e insight sobre o comércio eletrônico no Brasil, as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022.

O resultado negativo acumulado de sexta, de acordo com a NIQ|Ebit, contrasta com o número de vendas na quinta-feira à tarde e no começo da madrugada de hoje, que indicavam uma retomada positiva impulsionada por ações de comunicação, lives e ofertas especiais dos varejistas. Entre meio-dia e às 23h59 do dia 23/11, as vendas tiveram crescimento de 6,4% na comparação com 2022, para atingir um pico de alta à meia noite de sexta de 19,8% sobre o ano passado.

A partir das 2 horas da manhã de hoje, 24 de novembro, porém, a demanda retomou a tendência de retração. Segundo os dados preliminares, as vendas registraram queda de 16,7% no acumulado de 12h até o meio-dia desta sexta na comparação com igual período de 2022.

“Ao analisar as tendências recentes nas vendas online nesse período, é relevante destacar a quinta-feira, pré-Black Friday, que ficou caracterizada por crescimentos importantes sobre 2022. É importante salientar que os dados preliminares de início da Black Friday nesta manhã de sexta-feira está em consonância com o que observamos em nossa pesquisa de intenção de compras. Por isso, estamos atentos ao espaço que se abre durante o dia”, afirmou o executivo responsável pelo e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.

“Além disso, vale ressaltar que o sábado e domingo representam ainda períodos de oportunidade. É um momento de o mercado otimizar a resposta dinâmica aos anseios do consumidor para potencializar os resultados”, acrescentou.

Maiores perdas

A queda acumulada desta sexta ocorrem após uma variação negativa de 23,3% entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, em seguida, houve uma recuperação e os dados apontam para uma retomada no crescimento na quinta e nas primeiras horas desta sexta-feira.

A categoria de Perfumaria e Cosméticos, embora tenha apresentado uma desaceleração nos últimos dias, entre 21 e 23 deste mês, mantém-se em destaque. Após um crescimento expressivo de 68,7% na primeira quinzena de novembro, o setor registra uma taxa de crescimento de 60,7% a três dias da Black Friday. Durante a quinta-feira, véspera da Black Friday, a categoria atingiu um índice notável de 30% de crescimento.

Por outro lado, a categoria de Eletrodomésticos, que experimentava crescimento no início do mês, enfrenta uma reviravolta, passando de 13,8% na primeira quinzena para uma retração de -9,6% nos últimos 3 dias. Durante a quinta-feira de Black Friday, o índice de retração atingiu -16,2%.

Telefonia e Eletrônicos mantêm-se em um patamar desafiador, apresentando retrações próximas à casa dos -30% nos últimos 3 dias.

Enquanto a categoria de Alimentos e Bebidas mantém uma performance estável (0,8% nos últimos três dias), subcategorias específicas se destacam, incluindo azeite, bombom, licor, whisky e vodka.

“Essa última análise reflete as nuances dinâmicas do cenário pré-Black Friday no e-commerce. Notamos uma desaceleração em Perfumaria e Cosméticos, que mesmo assim se mantém como uma categoria de destaque, enquanto Eletrodomésticos enfrenta uma reviravolta com uma retração notável. Telefonia e Eletrônicos continuam desafiadores, enquanto a estabilidade de Alimentos e Bebidas destaca subcategorias específicas”, afirmou o gerente de Customer Success da NielsenIQ Ebit, Luiz F. Davison.

“Estamos atentos a essa dinâmica e às preferências de compra, proporcionando uma visão valiosa para varejistas e consumidores”, acrescentou. As horas que antecedem a sexta-feira de Black Friday testemunharam um crescimento significativo de aproximadamente 8%, entre 20h e 0h. Após a virada, a tendência permaneceu robusta, mantendo-se na casa dos 7% de crescimento, de 0h às 3h.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas que antecederam a Black Friday cresceram 26,6% em relação a 2022

Próxima Postagem

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile