Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Black Friday

Após retomar ganhos na quinta e na madrugada, vendas online da Black Friday acumulam perdas

As vendas caíram 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

Redação de Redação
24 de novembro de 2023
no Black Friday, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
s vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022

As perspectivas para o comércio online brasileiro mostram uma tendência de retração na Black Friday 2023. Segundo os dados preliminares divulgados pela NielsenIQ Ebit, empresa de informações e insight sobre o comércio eletrônico no Brasil, as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022.

O resultado negativo acumulado de sexta, de acordo com a NIQ|Ebit, contrasta com o número de vendas na quinta-feira à tarde e no começo da madrugada de hoje, que indicavam uma retomada positiva impulsionada por ações de comunicação, lives e ofertas especiais dos varejistas. Entre meio-dia e às 23h59 do dia 23/11, as vendas tiveram crescimento de 6,4% na comparação com 2022, para atingir um pico de alta à meia noite de sexta de 19,8% sobre o ano passado.

A partir das 2 horas da manhã de hoje, 24 de novembro, porém, a demanda retomou a tendência de retração. Segundo os dados preliminares, as vendas registraram queda de 16,7% no acumulado de 12h até o meio-dia desta sexta na comparação com igual período de 2022.

“Ao analisar as tendências recentes nas vendas online nesse período, é relevante destacar a quinta-feira, pré-Black Friday, que ficou caracterizada por crescimentos importantes sobre 2022. É importante salientar que os dados preliminares de início da Black Friday nesta manhã de sexta-feira está em consonância com o que observamos em nossa pesquisa de intenção de compras. Por isso, estamos atentos ao espaço que se abre durante o dia”, afirmou o executivo responsável pelo e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.

“Além disso, vale ressaltar que o sábado e domingo representam ainda períodos de oportunidade. É um momento de o mercado otimizar a resposta dinâmica aos anseios do consumidor para potencializar os resultados”, acrescentou.

Maiores perdas

A queda acumulada desta sexta ocorrem após uma variação negativa de 23,3% entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, em seguida, houve uma recuperação e os dados apontam para uma retomada no crescimento na quinta e nas primeiras horas desta sexta-feira.

A categoria de Perfumaria e Cosméticos, embora tenha apresentado uma desaceleração nos últimos dias, entre 21 e 23 deste mês, mantém-se em destaque. Após um crescimento expressivo de 68,7% na primeira quinzena de novembro, o setor registra uma taxa de crescimento de 60,7% a três dias da Black Friday. Durante a quinta-feira, véspera da Black Friday, a categoria atingiu um índice notável de 30% de crescimento.

Por outro lado, a categoria de Eletrodomésticos, que experimentava crescimento no início do mês, enfrenta uma reviravolta, passando de 13,8% na primeira quinzena para uma retração de -9,6% nos últimos 3 dias. Durante a quinta-feira de Black Friday, o índice de retração atingiu -16,2%.

Telefonia e Eletrônicos mantêm-se em um patamar desafiador, apresentando retrações próximas à casa dos -30% nos últimos 3 dias.

Enquanto a categoria de Alimentos e Bebidas mantém uma performance estável (0,8% nos últimos três dias), subcategorias específicas se destacam, incluindo azeite, bombom, licor, whisky e vodka.

“Essa última análise reflete as nuances dinâmicas do cenário pré-Black Friday no e-commerce. Notamos uma desaceleração em Perfumaria e Cosméticos, que mesmo assim se mantém como uma categoria de destaque, enquanto Eletrodomésticos enfrenta uma reviravolta com uma retração notável. Telefonia e Eletrônicos continuam desafiadores, enquanto a estabilidade de Alimentos e Bebidas destaca subcategorias específicas”, afirmou o gerente de Customer Success da NielsenIQ Ebit, Luiz F. Davison.

“Estamos atentos a essa dinâmica e às preferências de compra, proporcionando uma visão valiosa para varejistas e consumidores”, acrescentou. As horas que antecedem a sexta-feira de Black Friday testemunharam um crescimento significativo de aproximadamente 8%, entre 20h e 0h. Após a virada, a tendência permaneceu robusta, mantendo-se na casa dos 7% de crescimento, de 0h às 3h.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas que antecederam a Black Friday cresceram 26,6% em relação a 2022

Próxima Postagem

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Vendas de calçados, casa e decoração via anúncios online crescem 357%

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.