Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Black Friday vem aí: prepare-se para combater as perdas com os furtos

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
24 de outubro de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
Black Friday vem aí: prepare-se para combater as perdas com os furtos - Shutterstock

Estamos próximos de um dos maiores eventos comerciais do ano: a Black Friday, no dia 24 de novembro. Para muitos varejos, é a oportunidade de recuperar resultados que não foram obtidos ao longo do ano por diversos fatores. Porém, pode trazer à operação da loja perdas que, no final das contas, acabam corroendo parte desse resultado, e muitos não as contemplam em sua estratégia.

O fator gerador mais óbvio de perdas é o furto externo. A Black Friday atrai para as lojas físicas (algumas redes antecipam suas promoções em até uma semana antes da data oficial) uma quantidade enorme de pessoas, acima do normal. Nesse momento é importante que os processos de prevenção de perdas encontrem-se bem executados durante todo o tempo, a fim de evitar oportunidades.

Portanto, preste atenção em alguns detalhes muito importantes.

1 – Elevado nível de serviço ao cliente

Todos os colaboradores devem executar esse processo com excelência. Todos os clientes devem ser cumprimentados em sua entrada na loja e, durante sua permanência, devem ter contato com algum colaborador que estiver na área.

2 – Cuidado nos provadores de roupas

Os procedimentos na entrada e saída devem ser seguidos à risca (contar os produtos, verificar se estão protegidos e com etiqueta de preço, entregar a ficha de controle, etc). Coloque nos provadores seus melhores colaboradores e oriente-os a prevenir a perda e maximizar a venda. Muitas das decisões de compra ocorrem nos provadores.

3 – Proteja eletronicamente os produtos

Utilize as etiquetas antifurto em todos os produtos, o tempo todo. Os oportunistas encontrarão aquele produto desprotegido para praticar o furto. Estejam atentos, principalmente a produtos de desistência, trocas e devoluções.

4 – Cuidado com as operações nos caixas

Atenção aos cancelamentos de cupom, principalmente aqueles na forma de pagamento em dinheiro. Loja com alto movimento significa loja com maior controle, e não o contrário.

5 – Alerta redobrado com as sangrias

Mesmo com o aumento do uso dos meios eletrônicos de pagamento, é importante que as regras de sangria sejam seguidas à risca. Quanto maior o número de pessoas, maior a probabilidade e o volume do uso de dinheiro como forma de pagamento. Na Black Friday, realize as sangrias com acompanhamento da prevenção de perdas e deposite no cofre boca de lobo após a devida conferência pela tesouraria.

6 – Mais segurança no recolhimento de valores

Acerte com o departamento financeiro o recolhimento de valores nesses dias para evitar que haja acúmulo de numerário no interior da loja. Nesse período, intrusões podem acontecer, uma vez que os assaltantes sabem que o volume de dinheiro aumenta nas lojas.

7 – Mais atenção nas trocas e devoluções

Atenção aos produtos, exigindo sempre o cupom fiscal. Muitos irão se aproveitar de produtos desprotegidos para “esquentar o furto” no processo de troca.

8 – Trocas de etiquetas: todo cuidado é pouco

Os operadores de caixa devem estar atentos à relação produto x preço. Devem conhecer bem os produtos e os respectivos preços e conferir ambos quando do escaneamento no PDV. Na ocorrência de diferenças, devem solicitar ao vendedor ou liderança que corrijam.

9 – Coíba o consumo dentro das lojas

Avisos no sistema de som e a ação dos colaboradores da loja, juntamente com a prevenção de perdas, ajudam na inibição dessa ação dentro das lojas.

Quebras operacionais

Outros tipos de perdas que ocorrem na Black Friday são as quebras operacionais. O maior volume de pessoas dentro da loja manuseando os produtos aumenta a probabilidade de elas ocorrerem. Para isso, anote algumas observações importantes:

  • Avarias: Produtos frágeis devem ter acompanhamento durante esse período. Se for possível, tenha vendedores dedicados ou promotores para auxiliar o manuseio deles.
  • Vencimentos: A prioridade no abastecimento do estoque e da área de vendas não exime o cumprimento do procedimento do PVPS (Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai). Dessa forma, quando do recebimento ou do abastecimento, devem ser observados os prazos de validade; na exposição, os produtos devem obedecer a regra do PVPS.

A prevenção de perdas é fundamental para que o resultado final da Black Friday seja positivo. Uma Black Friday de sucesso não significa somente aumento de faturamento, mas sim o lucro final considerando todas as despesas envolvidas e as perdas incorridas no período.

Estrategicamente, a prevenção de perdas ganha mais visibilidade, considerando inclusive reforço da equipe, seja própria ou terceirizada, e o reforço dos processos de prevenção nas lojas. A disciplina na execução dos processos será determinante para um bom resultado.

Dicas anotadas? Uma excelente Black Friday para todos!

Anderson Ozawa é diretor da AOzawa Consultoria, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Roche comprará remédio de doenças intestinais da Roivant e Pfizer por mais de US$ 7 bilhões

Próxima Postagem

Nubank começa a oferecer consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Nubank lança ferramenta para identificar ligações verdadeiras aos clientes

Nubank começa a oferecer consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.