Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Wake mira inteligência artificial para impulsionar varejo pelo WhatsApp

Solução Wake utiliza IA, base de dados do cliente e monitoramento do comportamento de compra para impulsionar vendas digitais

Redação de Redação
24 de julho de 2023
no Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Wake mira inteligência artificial para impulsionar varejo pelo WhatsApp

A Wake, empresa do grupo Locaweb, por meio de inteligência artificial, está desenvolvendo soluções de WhatsApp baseadas em comportamento. Esse canal de WhatsApp se une a outras ferramentas já disponíveis em sua plataforma de soluções para e-commerce, a Wake Experience, que já inclui e-mail, SMS, app push e web push e os canais on-site. O objetivo é aumentar a gama de produtos e canais de comunicação que atendam às necessidades de cada cliente, com uma abordagem assertiva e humanizada.

“Estamos utilizando o WhatsApp de uma forma nova, diferente dos casos de usos mais conhecidos como atendimento e chatbots. Várias empresas utilizam o WhatsApp no negócio, mas ainda há muito espaço para crescimento como uma relevante ferramenta de marketing, especialmente com a API oficial, pois os critérios são rigorosos para alcançar uma boa experiência e não prejudicar a reputação do cliente”, comenta Flávio Nijs, diretor-executivo da vertical Wake Experience.

A adesão do WhatsApp é estratégica, sendo o aplicativo mais utilizado no país nos últimos anos, de acordo com dados levantados pela Opinion Box. Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros afirmaram que se comunicam com empresas através da ferramenta, o que mostra a importância deste canal de comunicação e vendas no país.

Com o uso do produto, a Wake quer garantir aos clientes mais sucesso em termos de ganho e retenção. “Essa é uma ferramenta que une toda a potência de alcance do WhatsApp, o mais popular para mensagens instantâneas no país, com a nossa tecnologia de automação e inteligência comportamental para entregar a mensagem certa, na hora certa. É preciso enfatizar que é muito importante que a empresa construa canais de comunicação com seu público, que tem a expectativa de obter respostas mais rápidas e precisas”, avalia Nijs.

Funcionamento do produto

O diferencial da solução por Whatsapp é ser baseado em gatilhos comportamentais, ou seja, os disparos automáticos são feitos a partir de dados sobre o comportamento dos clientes, extraídos da base da Wake Experience. A iniciativa deixa a comunicação mais assertiva, já que o cliente recebe uma mensagem com conteúdo relevante associada a seu interesse.

Entre as funcionalidades, é possível enviar mensagens após a permissão dos clientes dentro do site ou do aplicativo. Elas serão utilizadas em quatro situações: na intenção de compra, nas boas-vindas, no pós-compra e também no ‘abandono de carrinho’, que acontece quando a pessoa chega a escolher um produto, mas desiste da compra nas etapas finais de confirmação. No caso de intenção de compra é utilizada a tecnologia da Wake Experience para identificar e agrupar consumidores com maior ou menor intenção de adquirir determinado produto. Isso é resultado de inteligência artificial, uma base ampla de dados do cliente e o monitoramento do comportamento dele nas plataformas de compra.

Vale ressaltar que se trata de uma solução escalável, que consegue identificar o produto correto para cada cliente automaticamente. Atualmente, diversas soluções que permitem a realização do marketing via WhatsApp despontam no mercado, mas nenhuma delas com esse diferencial de escala.

O produto está disponível no mercado e já apresenta resultados expressivos aos clientes que o utilizam. Uma das mais importantes empresas do mercado de moda e que atende todo o Brasil, por exemplo, tem atingido taxas de 200% a mais do que outros canais de conversão para compras. Essa ferramenta consegue potencializar resultados e cria novas jornadas digitais, contando com boas experiências do usuário através de conversas por WhatsApp. O foco são varejistas que possuem e-commerce, pois os gatilhos são baseados no comportamento dos usuários no site.

“Os clientes, de uma maneira geral, buscam formas mais simples de se comunicar com o varejista. Nem todos estarão dispostos a esperar por uma resposta por e-mail ou tratar de assuntos via mensagens no app das lojas. Eles querem a praticidade que já existe no uso de seu app favorito de mensagem instantânea. Nós oferecemos isso de forma automatizada com a nossa solução para WhatsApp, baseada em comportamento do cliente e personalização, proporcionando maior engajamento dos usuários”, conclui Nijs.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Plataforma brasileira cria tecnologia para oferecer provador virtual com extração automática de medidas

Próxima Postagem

15ª edição da Campus Party traz ao Brasil Lucy Hawking, filha de Stephen Hawking

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
15ª edição da Campus Party traz ao Brasil Lucy Hawking, filha de Stephen Hawking

15ª edição da Campus Party traz ao Brasil Lucy Hawking, filha de Stephen Hawking

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile