Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Maior rede de supermercados de SC começou na roça e nas feiras livres

Com 57 lojas em cidades catarinenses, redepretende abrir em média outras dez por ano

Redação de Redação
24 de julho de 2023
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Maior rede de supermercados de SC começou na roça e nas feiras livres

Pouco conhecido fora de Santa Catarina, o Grupo Koch – maior rede de supermercados do Estado em receita e 13.ª do País – tem 57 lojas em cidades catarinenses e a intenção de abrir em média outras dez por ano. Um salto e tanto para uma empresa que começou literalmente na roça e que no ano passado faturou R$ 6,4 bilhões.

A história da empresa começou nos anos 80. “Plantávamos verduras, mas não tínhamos muito para quem vender. E, quando aparecia comprador, pagava pouco”, lembra José Koch, de 58 anos, presidente da empresa e filho do meio de cinco irmãos. De origem alemã, a família Koch morava em Antônio Carlos, município da Grande Florianópolis.

O irmão mais velho convenceu o pai a vender uma junta bois para comprar a Kombi do vizinho, que estava à venda. Com isso, os irmãos passaram a vender em feiras de cidades vizinhas as hortaliças que muitas vezes apodreciam no campo.

“A primeira vez que comecei a ver dinheiro foi na feira. Eram pacotes de notas e isso me impressionava”, lembra. Essa foi a motivação da família para fazer cada vez mais feiras. As verduras eram colhidas na tarde do dia anterior. Às 2h da madrugada, eles saíam, passavam pelo entreposto de verduras (Ceasa) para complementar a carga e às 6h a barraca estava montada.

Depois de 14 anos, abriram uma quitanda. Venderam um carro e, com outras economias, compraram um terreno para a construção de uma loja com 600 metros quadrados em Tijucas (SC).

Ao concluir a obra, constataram que o salão era muito grande para vender só hortaliças. A solução para aproveitar o espaço foi vender também outros produtos. Assim nasceu o primeiro minimercado e o plano de seguir no ramo de supermercados.

A primeira unidade nesse molde veio em novembro de 1994, no início do Plano Real. No começo havia muita dificuldade, não só pelo desconhecimento sobre como operar um supermercado, mas também pela falta de crédito para capital de giro. “Quem vinha de uma banca de hortifrúti não tinha noção do que era vendido no supermercado”, diz.

Para encher a loja, era preciso muito mais dinheiro do que na barraca. Como não eram conhecidos nos bancos, os irmãos não tinham crédito. Resultado: foram obrigados a comprar à vista. A solução para conseguir começar a operar um supermercado foi a contratação de um gerente com experiência no setor.

Superada a barreira inicial, a segunda loja, bem maior, veio só cinco anos depois, na mesma cidade. E a rede seguiu com inaugurações com a bandeira SuperKoch, ano após ano.

Grande salto

O grande salto ocorreu há seis anos, quando o grupo estreou no atacarejo – formato que mistura atacado com varejo -, com a bandeira Komprão Atacadista. Na época, a empresa tinha 11 lojas de supermercado.

Hoje são 57 unidades, localizadas em 27 cidades, principalmente no litoral catarinense, das quais 20 supermercados e 37 atacarejos, que empregam mais de 8 mil funcionários. “Crescemos bem mais rápido porque o modelo de atacarejo deu muito certo. A pandemia favoreceu especialmente o atacado”, afirma Koch. O plano que vem sendo cumprido pelo grupo é abrir dez lojas por ano, que somam investimentos de cerca de R$ 350 milhões. Dos tempos da feira, ele diz que ficou um legado. “A feira nos ensinou a sermos admirados pela qualidade dos hortifrútis.”

O consultor de varejo e sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, concorda com Koch. Segundo ele, algumas seções, principalmente de perecíveis, e em particular de frutas, legumes e verduras, conhecidos como FLV, são muito importantes para gerar percepção de qualidade e atrair o consumidor. “O FLV é a porta de entrada e uma forma de manter o cliente no supermercado.”

Hoje, os cinco irmãos são sócios, com partes iguais no negócio. “Estávamos juntos quando éramos feirantes, quando ninguém tinha nada, e não tem motivo não estarmos juntos agora.”

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Estado do Rio anuncia projeto-piloto para testar viabilidade de implantação de eólicas offshore

Próxima Postagem

Plataforma brasileira cria tecnologia para oferecer provador virtual com extração automática de medidas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Plataforma brasileira cria tecnologia para oferecer provador virtual com extração automática de medidas

Plataforma brasileira cria tecnologia para oferecer provador virtual com extração automática de medidas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile