Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

HDI compra operação de varejo da Sompo em transação de mais de R$ 1 bilhão

Hoje, a empresa tem cerca de 85% de seu portfólio focados no seguro auto

Redação de Redação
24 de maio de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
HDI

A HDI Seguros, uma das maiores seguradoras do País, acaba de fechar a compra de parte das operações brasileiras da Sompo. A transação será paga totalmente em dinheiro, num valor superior a R$ 1 bilhão – o valor exato não foi informado. O acerto foi negociado ao longo dos últimos quatro meses e dará à HDI, de origem alemã, um forte posicionamento em ramos e regiões do País onde antes não estava ou tinha atuação tímida.

Após a conclusão da operação, a Sompo, de origem japonesa, focará em seguros corporativos no mercado brasileiro. A empresa fará uma cisão de seus negócios “de varejo” para repassá-los à HDI. No ano passado, o grupo já havia vendido a área de saúde para a SulAmérica, que está em processo de venda para a Rede d’Or.

“São três pilares que fizeram mais sentido para nós nessa aquisição: a maior participação na cidade de São Paulo, a sinergia e a diversificação em vários ramos”, disse o CEO da HDI, Eduardo Dal Ri. Atualmente, a companhia tem forte presença no mercado da Região Sul, em que é líder, e atua no interior paulista.

A compra mudará o porte e diversificará a carteira da HDI no País. Hoje, a empresa tem cerca de 85% de seu portfólio focados no seguro auto, e com a aquisição, estima pular da sexta para a quarta colocação no segmento. Apenas neste ramo, a seguradora receberá uma carteira com R$ 1 bilhão em prêmios, e passará de 1,7 milhão para 2,3 milhões de clientes.

A outra parte, com R$ 1,8 bilhão em prêmios, inclui ramos como o residencial, o habitacional e o seguro de vida, que ganhou evidência após a pandemia da covid-19 e em que a HDI deve ver o valor da carteira se multiplicar cerca de dez vezes. No seguro residencial, sairá de 500 mil para 1 milhão de imóveis segurados.

Entre todos os racionais, a chegada à capital paulista é vista como uma mola propulsora dos negócios da companhia no País. “Partindo do pressuposto de que (o Estado) São Paulo tem 34% do PIB (brasileiro), temos uma ambição audaciosa para o Estado de São Paulo, e para o corredor metropolitano de São Paulo”, afirmou o executivo.

Com a aquisição, a HDI receberá 740 funcionários da Sompo, além de uma rede de corretores e de parcerias com bancos. A seguradora tem avaliado ativos de forma constante, mas enxergou na Sompo uma oportunidade única. “O Brasil não tem mais tantos ativos para serem comercializados. Nós queremos crescer e acreditamos muito no Brasil”, disse Dal Ri.

No ranking da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a HDI ocupava a 13ª posição no setor em fevereiro, considerada a arrecadação nos 12 meses anteriores e sem o DPVAT e a saúde suplementar. A Sompo estava na 17ª posição.

Movimentações

Apesar de menos “quente” que outros segmentos, como o de tecnologia, o setor de seguros foi alvo de uma das maiores aquisições anunciadas neste ano, até aqui: a compra da SulAmérica pela Rede D’Or, transação avaliada em R$ 15 bilhões. Outras aquisições menores vêm acontecendo, a maioria também com foco em saúde. A HDI, porém, deve manter-se de fora deste ramo.

“O grupo, internacionalmente, não opera no ramo saúde. Assim como todos os outros, ele exige uma escala muito grande”, pontuou Dal Ri. Segundo ele, a companhia trabalha para entrar em outros produtos, como o seguro agrícola e os massificados – produtos de menor tíquete que em geral são vendidos como complemento a outros, como os seguros ciber ou para cartões.

Nestes dois ramos, a entrada será pela via orgânica, ou seja, sem aquisições, ao menos a princípio. Em outros casos, porém, a HDI continua avaliando oportunidades no mercado. “Temos uma agenda de crescimento no Brasil bem preponderante”, comentou o CEO da companhia. No mundo, a HDI é uma gigante do setor, que arrecadou 5,1 bilhões de euros em prêmios em 2021.

A compra da operação de varejo da Sompo ainda depende de aprovações pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e de órgãos dos países de origem das duas companhias. A HDI foi assessorada pelo BTG Pactual.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)

Imagem:  Shutterstock.com

Postagem anterior

Airbnb planeja encerrar negócios na China, em meio à concorrência forte e covid

Próxima Postagem

Nuvemshop investe R$30 milhões em nova unidade de negócios no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Nuvemshop

Nuvemshop investe R$30 milhões em nova unidade de negócios no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile