Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

UE multa em € 700 milhões Apple e Meta em ação antitruste

Apple e Meta têm de cumprir as decisões dentro de 60 dias ou correrão o risco de "multas periódicas"

Redação de Redação
24 de abril de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
UE multa em € 700 milhões Apple e Meta em ação antitruste

Órgãos de fiscalização da União Europeia (UE) multaram a Apple e a Meta nesta quarta, 23, em € 700 milhões (por volta de R$ 4,5 bilhões), nas primeiras iniciativas com base em uma lei em vigor desde o ano passado e que regula a concorrência digital no bloco de 27 países.

À Apple, a Comissão Europeia impôs punição de € 500 milhões (R$ 3,2 bilhões) por impedir que os fabricantes de aplicativos indiquem aos usuários opções mais baratas fora de sua loja virtual, a Apple Store. Já a Meta foi multada em € 200 milhões (R$ 1,2 bilhão) por forçar usuários do Facebook e do Instagram a escolher entre ver anúncios personalizados ou pagar para evitá-los.

Apple e Meta têm de cumprir as decisões dentro de 60 dias ou correrão o risco de “multas periódicas” não especificadas, informou a comissão.

As penalidades foram amparadas na Lei de Mercados Digitais da UE, também conhecida como DMA, conjunto de regras que determina que as big techs ofereçam aos consumidores mais opções para impedir que essas companhias dominem os mercados digitais.

A DMA tem o objetivo de garantir “que cidadãos tenham controle total sobre quando e como seus dados são usados online, e que qualquer empresa possa ter acesso livremente a clientes”, disse Henna Virkkunen, vice-presidente executiva da comissão para soberania tecnológica, em um comunicado. “As decisões adotadas hoje (ontem) concluíram que tanto a Apple quanto a Meta tiraram a liberdade de escolha de seus usuários, e serão obrigadas a mudar seu comportamento”, disse Henna.

Regras injustas 

A Apple informou que a comissão agiu “injustamente” e que “continua a mudar procedimentos” para cumprir as determinações previstas na legislação.

O diretor de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan, disse, em um comunicado, que a “comissão está tentando prejudicar as empresas americanas bem-sucedidas, permitindo que companhias chinesas e europeias operem sob padrões diferentes”.

Em entrevista coletiva em Bruxelas, porta-vozes da Comissão Europeia minimizaram temores de que as penalidades poderiam inflamar ainda mais as tensões comerciais. “Não nos importamos com quem é o proprietário de uma empresa. Não nos importa onde a empresa está localizada”, disse o porta-voz da comissão, Thomas Regnier. “E seja uma empresa chinesa, americana ou europeia, você terá de seguir as regras da União Europeia.”

No caso da Apple Store, a comissão acusou o fabricante do iPhone de impor regras injustas que impedem os desenvolvedores de aplicativos de direcionar livremente os consumidores para outros canais.

Entre as disposições do DMA, estão as exigências para que os desenvolvedores informem os clientes sobre opções de compra mais baratas e os direcionem para essas ofertas.

A Apple disse que “gastou centenas de milhares de horas de engenharia e fez dezenas de mudanças para cumprir essa lei, nenhuma das quais foi solicitada por nossos usuários”. “Apesar de inúmeras reuniões, a comissão continua a mudar os objetivos a cada passo do caminho”, disse a empresa.

A investigação que mirou a Meta se concentrou no cumprimento de rígidas regras europeias de privacidade de dados, oferecendo aos usuários a opção de pagar por versões sem anúncios do Facebook e do Instagram. Os usuários podiam desembolsar € 10 (R$ 65) por mês para evitar anúncios com base em seus dados pessoais. A gigante da tecnologia dos EUA lançou a opção depois de o tribunal superior da União Europeia determinar que a Meta deve primeiro obter o consentimento dos usuários para exibir a publicidade.

A Meta lançou uma opção em novembro, dando aos usuários do Facebook e do Instagram a alternativa de ver menos anúncios personalizados se não quiserem pagar por isso. A comissão disse que está “atualmente avaliando” essa opção e continua a manter conversações com a Meta, e pediu à empresa que forneça evidências do impacto da nova opção.

“Não se trata apenas de uma multa. A comissão que nos obriga a mudar nosso modelo de negócios impõe efetivamente uma multa multibilionária, exigindo que ofereçamos um serviço inferior”, reclamou Kaplan.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Envato

Postagem anterior

Como pedir exclusão de desconto indevido em benefícios do INSS

Próxima Postagem

LiveRamp expande parceria de mensuração de campanhas no TikTok para o Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
LiveRamp expande parceria de mensuração de campanhas no TikTok para o Brasil

LiveRamp expande parceria de mensuração de campanhas no TikTok para o Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.