Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O 1º trimestre já se foi, saiba agora como o varejo se comportou

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
24 de abril de 2017
no Artigos, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Nem parece, mas já deixamos para trás mais de 1/4 do ano e os resultados dos indicadores econômicos e do varejo mostram que as previsões para o ano estão alinhadas – pelo menos por enquanto – com os resultados do período.

Conforme previsto, os principais indicadores macroeconômicos que norteiam o varejo e o consumo apresentaram estabilidade ou melhoria (na verdade desaceleração da queda).

Confiança: depois de atingir o pior patamar em Abr/16, o índice de confiança do consumidor recuperou parte da sua perda principalmente devido à confiança futura, o consumidor acredita que o cenário econômico irá melhorar, mas ainda não sentiu essa melhoria no dia a dia.

img1
Clique para ampliar

Disponibilidade de Renda: assim como o previsto a inflação desacelerou e com grande probabilidade fechará o ano próxima ao centro da meta de 4,5%, excelente notícia uma vez que a capacidade de compras dos brasileiros é preservada com a baixa inflação.

img2
Clique para ampliar

Massa Salarial: com o arrefecimento da inflação e menor crescimento do desemprego, a massa salarial (estimativa da soma dos salários dos brasileiros por mês) deixou de cair e apresenta estabilidade.

img3
Clique para ampliar

Emprego: esse indicador é sempre o último a reagir uma vez que há capacidade produtiva ociosa na economia brasileira atualmente e os empresários precisam de sinais muito claros para retomar os investimentos. Assim como esperado, a tendência ainda é de alta para 1º trimestre, piora menor ou estabilização no 2º e 3º trimestres e início da retomada no 4º trimestres desse ano.

img4
Clique para ampliar

Os indicadores acima confirmam as tendências que esperávamos, um primeiro trimestre de desaceleração das pioras dos indicadores, seguido pela estabilização e leve melhoria nos 2º e 3º trimestres e uma aceleração da retomada no 4º trimestre.

img5
Clique para ampliar

Vale lembrar que essas são as expectativas com o cenário atual, mas que evidentemente estão sujeitas a choques positivos e negativos que mudariam tais perspectivas.

Postagem anterior

CVC CRESCE NO 1º TRIMESTRE E INAUGURA NOVO PROJETO DE LOJA

Próxima Postagem

Marisa abre vagas para programa de trainee corporativo

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Artigos

Na guerra de narrativas, a primeira vítima é a verdade

10 de novembro de 2025
Artigos

A importância de cuidar da saúde mental no varejo

7 de novembro de 2025
Artigos

O varejo na era das experiências inteligentes

7 de novembro de 2025
Artigos

O futuro era muito melhor antigamente

6 de novembro de 2025
Artigos

Pulverização e capilaridade como estratégia na construção civil

5 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Marisa abre vagas para programa de trainee corporativo

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile