Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Ovos têm alta de 69% no preço, impactando o bolso dos consumidores das classes D e E

Entre os fatores que contribuíram para o aumento estão as altas temperaturas no País e a disparada no valor do milho

Redação de Redação
24 de fevereiro de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Ovo tem alta de 69% no preço, impactando o bolso dos consumidores das classes D e E

O preço dos ovos apresentou alta de 69% entre janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre os fatores que contribuíram para esse aumento, o centro de pesquisas aponta as altas temperaturas no País, a disparada no valor do milho e a proximidade da Quaresma.

O levantamento também indica que os brasileiros com menor poder aquisitivo são os mais afetados por esse cenário, já que 28% das ocasiões de consumo das classes D e E incluem ovos, enquanto esse percentual é de 27,6% para as classes A e B e de 25,9% para a classe C.

Consumo durante as refeições

Segundo dados da divisão Worldpanel da Kantar, os ovos são o ingrediente principal de uma refeição para 29,5% dos brasileiros de todas as classes. A versão frita é a preferida, representando 61% das ocasiões de consumo — um aumento de 12,8% na comparação entre o terceiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024 — com uma frequência média de 2,3 vezes por semana.

O principal motivo para o consumo continua sendo o hábito, que se manteve na liderança, passando de 59,6% no terceiro trimestre de 2023 para 61,7% no período seguinte. No entanto, houve um crescimento significativo na praticidade como fator de escolha (de 14,3% para 25,9%) e no consumo por prazer (de 11,3% para 18%).

Escassez de produtos em janeiro

Café, ovos, açúcar e azeite foram os produtos com maior falta nas prateleiras dos supermercados em janeiro, de acordo com levantamento do Índice de Ruptura da Neogrid. O indicador, que mede a indisponibilidade de itens nos pontos de venda, registrou um aumento no período, atingindo 13,7% em média.

Entre os produtos mais afetados, a falta de ovos cresceu de 16,7% para 19,7%, enquanto a do café aumentou de 9% para 11,1%. O açúcar também apresentou alta, passando de 8,9% para 10%, e o azeite registrou um leve aumento de 6,6% para 7,6%.

“O aumento ocorre em um momento em que o varejo já começa a sentir os impactos da desaceleração no consumo no país”, afirma Robson Munhoz, diretor de Relações Corporativas da Neogrid. “Com o preço dos alimentos elevado e o poder de compra do brasileiro mais pressionado, a reposição de estoques fica mais lenta e resulta na falta de alguns tipos de produtos e marcas nas prateleiras, agravando ainda mais o cenário.”

O levantamento também aponta que o aumento na falta desses produtos acontece em um cenário de desaceleração do consumo no Brasil. Com a inflação pressionando o poder de compra da população, varejistas acabam repondo os estoques de forma mais lenta, o que impacta a disponibilidade de mercadorias.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ronaldinho Gaúcho é o novo embaixador da Shopee mirando Dia do Consumidor

Próxima Postagem

WeWork oficializa fim da sociedade com o Softbank no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
WeWork oficializa fim da sociedade com o Softbank no Brasil

WeWork oficializa fim da sociedade com o Softbank no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.