Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Vendas de voltas às aulas devem ajudar o varejo neste início de ano

Redação de Redação
24 de janeiro de 2019
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo paulista começa o ano confiante e preparado para o período de volta às aulas de 2019.  A pesquisa de expectativa de vendas, realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), revela que as vendas para o início do ano podem crescer em média 4,5%. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, os lojistas estão esperando um ticket médio que varia de R$ 100,00 a R$ 200,00.

“A projeção para o crescimento da economia este ano é positiva. Segundo informações do Banco Central, há uma previsão de 2,4% de aumento. Isso retrata um cenário otimista para os lojistas, principalmente neste período de volta às aulas, pois é gerado um número maior nas vendas para este setor”, afirmou Mauricio Stainoff, presidente da FCDLESP.

As vendas de volta às aulas começam a aquecer o mercado varejista. Deste modo, as informações coletadas, com base na análise de dados de algumas CDLs de São Paulo, mostram um ponta pé inicial para o crescimento da economia do país.

Em contrapartida, segundo Stainoff, o varejo deve atentar-se com o excesso de contas no começo do ano, como IPVA, IPTU e outras despesas, que devem ser levadas em consideração devido ao aperto orçamentário.

Além das compras em lojas físicas, o e-commerce pode ser considerado um aliado dos lojistas no ato do fechamento da compra, pelo fato de estar sempre ao alcance dos consumidores, ser uma ferramenta de fácil acesso, e oferecer comodidade nas formas de pagamento, como paypal, boleto bancário, transferência bancária e cartões de crédito e débito.

Os comerciantes avaliam que as melhores estratégias a serem adotadas para aumentar a venda de materiais escolares são: promoções relâmpagos, crediário e a utilização do marketing nas redes sociais.

Após alcançarem bons resultados na Black Friday e com as vendas de final de ano, a Região Metropolitana do estado prevê um aumento de 4,5% em seu desempenho, com um ticket no valor médio entre R$ 100,00 e R$200,00.

Com aumento modesto nas vendas, os lojistas do interior de São Paulo também estão considerando um mercado favorável para este ano. As CDLs de Itapuí (cidade localizada na região de Bauru) e Salto de Pirapora (na região de Sorocaba), afirmaram que, em 2018 houve um crescimento de 3% nas vendas e que este ano o crescimento pode chegar a 4,5%.

“As vendas de final de ano impactaram positivamente os lojistas da região, gerando uma expectativa assertiva para início do ano, já que é um período de grande movimentação de volta às aulas”, afirmou André Padovani, presidente da CDL Itapuí.

Mantendo estabilidade, a CDL da cidade de Cruzeiro, localizada no Vale do Paraíba, acredita na estabilização de 3% no aumento de vendas neste período. O ticket médio esperado pelas três cidades varia entre R$ 100,00 e R$ 200,00.

O varejo do litoral está bastante otimista com a volta às aulas. A CDL de Praia Grande acredita que as vendas aumentarão 10%, representando o dobro das expectativas em relação a outras regiões de São Paulo. O consumidor terá um ticket médio acima de R$ 300,00.

“Uma das opções que mais facilita o aumento das compras de materiais escolares é o parcelamento em até 10x, que leva o consumidor a não se preocupar com os pagamentos das demais contas, como IPTU e IPVA,” concluiu Antônio Luiz de Souza, presidente da CDL de Praia Grande.

Postagem anterior

O franchising e o capitalismo consciente

Próxima Postagem

TIM abre loja totalmente digital no Shopping Internacional de Guarulhos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
TIM abre loja totalmente digital no Shopping Internacional de Guarulhos

TIM abre loja totalmente digital no Shopping Internacional de Guarulhos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile