Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Confira 5 tendências para vendas de automóveis no Brasil em 2025

Setor automotivo acelera recuperação com produção acima de 2,5 milhões de veículos e aposta em tecnologia para atender consumidores mais exigentes e digitais

Redação de Redação
23 de dezembro de 2024
no Notícias, Tecnologia, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Confira 5 tendências para vendas de automóveis no Brasil em 2025

Depois de momentos desafiadores, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, neste ano, as montadoras de automóveis devem recuperar os níveis anteriores à pandemia de Covid-19, com produção acima de 2,5 milhões de veículos. Esse otimismo reflete não apenas a retomada do setor, mas também as rápidas transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores, que estão impulsionando uma revolução na forma de vender veículos.

Cada vez mais conectados e exigentes, os clientes buscam uma experiência personalizada e digitalizada, desde o primeiro contato até o momento da compra. Nesse cenário, surge uma nova era de compra e venda de veículos no Brasil, em que a tecnologia não é apenas uma ferramenta de suporte, mas uma força indispensável por trás da experiência do consumidor.

“Quem atua neste ramo precisa acompanhar as transformações tecnológicas e comportamentais que estão por vir, pois elas irão redefinir a forma como os consumidores compram automóveis nos próximos anos”, explica Caio Nascimbeni, CEO da Syonet, empresa que oferta soluções tecnológicas para concessionárias.

De olho em 2025 e na transformação digital do setor automotivo, o executivo aponta cinco tendências sobre o futuro das vendas de automóveis que estarão em alta. Confira:

1 – Personalização

No futuro, a compra de automóveis estará cada vez mais centrada na personalização. Os consumidores irão buscar experiências adaptadas aos seus perfis, e tecnologias como Inteligência Artificial serão fundamentais para oferecer recomendações precisas de modelos que atendam aos gostos e necessidades de cada cliente. Esse nível de customização será um diferencial competitivo no mercado automotivo.

2 – Agilidade na jornada de compra

O tempo da jornada de compra de um veículo caiu 33% de 2019 para 2024 (até 9 dias), onde a diferenciação e rapidez no atendimento podem ser decisivos para a escolha da concessionária. Por isso é muito importante que o ponto de venda esteja atento e devidamente equipado e com profissionais capacitados para atender essa demanda.

3 – Menos burocracia e mais facilidade

Com o avanço da digitalização, as transações online ganharão cada vez mais força. O processo de compra de veículos tende a se tornar mais ágil e seguro, permitindo que os consumidores realizem todas as etapas, desde a pesquisa até a finalização da compra, sem sair de casa. A conveniência será um dos pilares dessa nova jornada de compra.

4 – Pesquisa online

Nos últimos dez anos, observamos uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com mais de 90% dos brasileiros pesquisando online antes de visitar uma concessionária, de acordo com a Fenabrave. Essa tendência continuará crescendo, e as marcas que investirem em uma presença digital robusta, com informações claras e acessíveis, estarão mais bem posicionadas para conquistar a confiança dos clientes.

5 – Sustentabilidade como critério de escolha

A sustentabilidade será um fator cada vez mais importante no mercado automotivo. Os consumidores estarão mais atentos ao impacto ambiental dos veículos e buscarão opções que alinhem suas escolhas com valores sustentáveis. Empresas que investirem em veículos elétricos, híbridos e práticas sustentáveis terão uma vantagem competitiva significativa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shoppings de SP estendem horário neste fim de ano para atender demanda de Natal

Próxima Postagem

Elgin é a nova patrocinadora do São Paulo Futebol Clube para 2025

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Elgin é a nova patrocinadora do São Paulo Futebol Clube - Crédito: Divulgação/São Paulo FC

Elgin é a nova patrocinadora do São Paulo Futebol Clube para 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile