Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Meios de pagamento

Visa testa IA para compras nos EUA e prevê trazer solução para o Brasil no início de 2026

Ideia é que o agente de IA generativa vá além de simples recomendações

Redação de Redação
23 de outubro de 2025
no Meios de pagamento, Notícias, Tecnologia
Tempo de leitura: 3 minutos
Visa anuncia estratégias para o comércio com IA e uso de stablecoins em cartões

A Visa já iniciou os testes piloto de uma nova solução de Inteligência Artificial (IA) para compras online nos Estados Unidos e prevê que deve trazê-la para o Brasil no início de 2026. A ideia é que o agente de IA generativa vá além de simples recomendações e seja capaz de executar ações para o usuário. Ele poderá, por exemplo, fechar a reserva de uma viagem, a depender do nível de autorização concedido pelo consumidor.

Para a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil da Visa, Vanessa Antunes, a novidade tem potencial para representar “a quarta revolução do comércio”. “Teremos uma mudança bastante importante no comportamento do consumidor e no nível de conveniência, tecnologia e segurança que seremos capazes de entregar”, afirmou em almoço com jornalistas realizado em Brasília nesta quarta-feira, 22.

Por trás da inovação, encabeçada pelo Visa Intelligent Commerce, está a parceria entre a empresa e gigantes do setor, entre elas a OpenAI, Microsoft, IBM, Anthropic e Mistral AI. O movimento integra a estratégia 2030 da Visa para a diversificação de suas receitas.

Antunes afirmou que o trabalho com IA faz parte da realidade da companhia há 30 anos e que hoje a rede global da empresa tem mais de 2,5 mil engenheiros focados em inteligência artificial. São mais de US$ 100 milhões investidos em IA generativa.

A executiva emendou que recentemente a Visa decidiu abrir APIs e ferramentas de segurança para desenvolvedores do mundo inteiro atuarem na criação de agentes de comércio eletrônico. Acrescentou que há uma série de normativos andando em paralelo a esse sandbox que está sendo testado. Na semana passada, por exemplo, a empresa lançou seu primeiro protocolo de controle de regras para esse ambiente.

O trabalho com IA faz parte de um conjunto de estratégias elaboradas pela Visa para serem desenvolvidas até 2030 e com isso seguir aumentando sua penetração no volume total de pagamentos no mundo. Outra tecnologia destacada pela empresa dentro desse plano é a tokenização.

“Nós temos quase 5 bilhões de cartões ao redor do mundo e eles já geraram mais de 13 bilhões de tokens”, disse a VP. “Os tokens gerados pela Visa globalmente já resultaram em mais de 40 bilhões de dólares em receita incremental para as empresas de e-commerce que trabalham com os tokens e pouparam mais de 650 milhões de dólares em fraude.”

Segundo Antunes, entre as vantagens oferecidas pelos tokens estão maior segurança no ambiente do e-commerce, maior conversão do carrinho para lojista e maior confiança na ótica do consumidor final.

Soluções B2B também fazem parte dos planos da companhia, que destacou a aceitação do tap-to-phone no Brasil, que permite que o lojista utilize o próprio celular como uma maquininha de cartão “O Brasil junto com o Reino Unido e os Estados Unidos é um dos maiores utilizadores do tap-to-phone no mundo. Só no Brasil já chegamos a mais de 7 milhões de dispositivos habilitados”, disse a executiva.

Um terceiro pilar da estratégia consiste em soluções de consultoria e análise. Nomeada pela Visa como serviços de valor agregado, a área já representa quase um quarto das receitas da companhia no mundo. Nesse eixo, entre outros pontos, estão soluções de risco e segurança, que geraram lucro na ordem de US$ 1,5 bilhão para a companhia de forma global no ano passado, e produtos desenvolvidos junto ao setor público.

No Brasil, por exemplo, a empresa mantém parceria com o BRB e é responsável pela tecnologia que permite o pagamento por contato em estações de metrô e nos ônibus em Brasília. A mesma solução é utilizada em outras cidades do País e do mundo, como Rio de Janeiro e Londres, na Inglaterra. Também fornece dados para a Embratur, relacionados aos hábitos dos viajantes estrangeiros no Brasil.

“Os dados da Visa são altamente fidedignos. Isso proporciona a criação de políticas públicas mais acuradas e não estão limitados a esses casos. Podem ser utilizados, por exemplo, para criar o plano diretor de uma cidade. Onde é que eu vou investir mais em uma área para construção de casas ou condomínios? Baseado na posição geográfica do gasto, isso também pode ser feito”, afirmou o diretor de Visa Government Solutions da Visa do Brasil, Carlos Nunes.

Com informações de Estadão Conteúdo (Marianna Gualter).
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Controladora do Burger King nos EUA recorre à recuperação judicial

Próxima Postagem

Centauro inaugura sua primeira loja Geração 6 em Jundiaí

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Indústria

McCain anuncia investimento de R$ 1,8 bilhão na expansão de sua fábrica em Araxá

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

O novo papel da loja físca como centro de experiência e conveniência será destaque na NRF

31 de outubro de 2025
Economia

CMN aprova normas para empréstimos de R$ 4 bilhões a companhias aéreas

31 de outubro de 2025
Latam
Economia

Latam reforça malha internacional para 2026 e mira retorno ao Oriente Médio

31 de outubro de 2025
Ao lado de Lula, CEO da Volkswagen anuncia R$ 16 bi em investimentos para lançar 16 carros
Economia

Volkswagen terá versões híbridas para todos os novos modelos a partir de 2026

31 de outubro de 2025
NRF Retail's Big Show

Inteligência Artificial e cenário global devem dominar debates da NRF 2026

31 de outubro de 2025
Economia

Bancos iniciam mutirão de renegociação de dívidas no sábado, em cenário de inadimplência em alta

31 de outubro de 2025
Varejo

Fórmula 1: Shell Select inaugura loja temática em São Paulo

31 de outubro de 2025
Próxima Postagem

Centauro inaugura sua primeira loja Geração 6 em Jundiaí

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile