Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Cerca de 60% das famílias paulistanas estão endividadas

Redação de Redação
23 de outubro de 2019
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos
Defensoria do Rio lança Escola de Educação Financeira para combater endividamento

O percentual de paulistanos endividados alcançou o maior índice da série histórica, iniciada em 2010. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 59,9% das famílias estavam endividadas em setembro. Este número representa um crescimento de 1,9 ponto percentual em relação ao observado em agosto e 5,4 p.p acima do visto em setembro do ano passado.

No total, 2,36 milhões de lares permanecem com algum tipo de dívida, 230 mil a mais do que no mesmo período de 2018. A inadimplência também foi recorde, com 859 mil famílias com dívidas atrasadas, ou seja, 21,8% estão inadimplentes.

De acordo com a Fecomércio, parte deste aumento do endividamento está relacionada à retomada do consumo, o que é positivo. O estudo verificou que 12% das famílias paulistanas pretendem contrair algum crédito ou financiamento nos próximos meses e desses, 71% irão usar o valor para compras e consumo em geral, 17% pagarão dívidas e 10% contas. Assim, o consumidor troca uma dívida por outra com taxa de juros mais barata.

Diante das dificuldades financeiras ainda resultantes da crise econômica, os consumidores buscam se adaptar e consumir de acordo com as suas disponibilidades de pagamento. A maioria dos pesquisados apontou o dinheiro como a forma mais vantajosa. Em segundo lugar, aparecem as compras parceladas no cartão de crédito, com 27,6% da preferência, seguidas de cartão de débito, com 21,3%.

A preferência entre as diferentes modalidades de pagamento variam conforme a renda. Para as famílias com renda abaixo de 10 salários mínimos, o mais vantajoso é o pagamento em dinheiro (44,3%), enquanto para o grupo com renda mais alta, o maior percentual foi de compra com cartão de crédito parcelado (30,8%).

Para atender e atrair o consumidor neste cenário, o empresário precisa avaliar qual a melhor opção para o seu público. Quem atende uma população de renda mais baixa, o foco pode ser nas ofertas à vista (débito e dinheiro) para deixar o fluxo de caixa mais saudável. Para o perfil de clientes com renda mais alta, o foco deve ser o parcelamento.

Para abrir ou ampliar uma empresa, pode ser necessário contrair dívidas. Mas se isso não for bem conduzido, pode-se colocar em risco a sustentabilidade dos negócios. O recomendado é fazer um controle rigoroso sobre as dívidas, inclusive se valendo de cálculos que demonstrem a evolução dos débitos em relação à receita. Isso é ainda mais importante na gestão de pequenos e médios negócios, que encontram mais dificuldades para obter crédito para cobrir eventuais furos no fluxo de caixa e para pagar dívidas.

Outro passo importante é que os empreendedores, antes de contrair crédito, negociem seus débitos com fornecedores, por exemplo. Se a solução for realmente obter um empréstimo, o crédito deve ser destinado à quitação da maior parte das dívidas, a fim de impedir a expansão do endividamento.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas nos supermercados durante Black Friday devem crescer 4,2%

Próxima Postagem

Mais de 100 mil temporários devem ser contratados para as festas de fim de ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Mais de 100 mil temporários devem ser contratados para as festas de fim de ano

Mais de 100 mil temporários devem ser contratados para as festas de fim de ano

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.