Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Foodservice deve crescer, em média, 7% ao ano até 2028, prevê estudo

A afirmação vem de um estudo realizado pela Redirection International

Redação de Redação
23 de setembro de 2024
no Foodservice, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas do foodservice crescem 0,8% em janeiro no Brasil, mostra IFB

O setor de foodservice deve crescer, em média, 7% ao ano até 2028. A afirmação vem de um estudo realizado pela Redirection International, empresa especializada em assessoria de Fusões e Aquisições (M&A). O resultado é baseado em informações oficiais do mercado e nas perspectivas macroeconômicas para os próximos três anos.

O estudo mostra que o desempenho previsto está acima da média anual de aproximadamente 6% registrada entre 2014 e 2023, levando em conta e normalizando a variação do setor durante o período pandêmico entre 2020 e 2022.

“O Brasil tem um dos cinco maiores mercados de foodservice do mundo e uma de suas características é a alta fragmentação, com muitos pequenos e médios negócios em funcionamento. Atualmente as 10 maiores redes de restaurantes do Brasil representam entre 10 e 12% do mercado, enquanto em países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, essa participação chega mais perto de 30%”, analisa o economista Adam Patterson, sócio da Redirection International.

Fatores como o crescimento populacional nos centros urbanos, a ampliação da modalidade de delivery e a transformação digital do setor estão entre as principais causas que estimulam os negócios de alimentação fora do lar, de acordo com o levantamento. O aumento no consumo das famílias, a melhoria no índice de confiança do consumidor vista nos últimos meses e os índices de emprego também favorecem a expansão do segmento, que tem registrado uma participação cada vez maior de redes de franquias, bem como de Restaurantes de Serviço Completo (FSR), com a presença das principais marcas do mercado em diferentes regiões do País.

De acordo com informações do Instituto Foodservice Brasil (IFB), em 2023, o mercado brasileiro era composto por aproximadamente 1,6 milhão de estabelecimentos em atividade, com faturamento de R$ 217,6 bilhões.

Estagnação da economia

Uma possível estagnação da economia pode restringir os investimentos no setor, que também tem que lidar com altos custos operacionais e com as mudanças nos hábitos alimentares dos consumidores, que exigem mais resiliência dos empreendedores.

“Este setor está se beneficiando da grande população urbana do Brasil, do aumento da renda disponível e da crescente preferência por refeições prontas. Os principais propulsores incluem avanços tecnológicos, como plataformas de entrega e sistemas de pagamento digital, juntamente com mudanças em direção a opções de alimentos mais saudáveis”, alerta Adam Patterson.

O estudo da Redirection International aponta que entre as tendências que devem estimular o crescimento do setor estão:

  • Implantação de soluções tecnológicas desde a cadeia de fornecimento até o atendimento ao cliente e a integração entre o físico e o digital.
  • Programas de fidelidade dos clientes.
  • Busca por uma alimentação orgânica e mais saudável.
  • Aumento da preferência do consumidor por estabelecimentos socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis, com políticas de desperdício zero.

“As perspectivas permanecem positivas, com potencial de expansão impulsionada por investimentos dos grandes grupos e franquias. No entanto, desafios como altos custos operacionais, contratações de mão de obra e pressões inflacionárias devem ser gerenciados para manter o ímpeto”, complementa.

Transações no setor

Recentemente, o setor de foodservice registrou grandes transações. Entre elas, o estudo destaca a aquisição da Fazenda Churrascada (holding de cinco restaurantes) pelo Heat Group em maio deste ano, e a compra do Grupo Irajá (dono da Rainha, Princesa e outros bares) pela Alife Nino, em abril. No mesmo mês, foi anunciada a negociação em andamento da Zamp (dona do Burger King no Brasil) para operar o Starbucks no Brasil e, em março, o Grupo Rão (detentor de 23 marcas) anunciou a aquisição da rede carioca de hambúrgueres artesanais Bob Beef.

Patterson destaca que as fusões e aquisições têm sido uma das estratégias para acelerar o crescimento de empresas de foodservice, não apenas no varejo, mas também na distribuição.

“À medida que as empresas buscam capitalizar em escala, simplificar as cadeias de suprimentos e atender à crescente demanda por serviços digitais e de entrega e dark kitchens, esperamos ver um aumento de fusões e aquisições em vários segmentos, principalmente em marcas fast-casual e focadas em entrega, bem como retailtechs. O setor está pronto para a consolidação, pois as operadoras buscam fortalecer sua posição no mercado em um ambiente altamente competitivo”, conclui.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Marketing é a principal opção de investimento para Black Friday 2024

Próxima Postagem

Startup de móveis personalizados recebe aporte de R$ 3 milhões de investidores anjo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Startup de móveis personalizados recebe aporte de R$ 3 milhões de investidores anjo

Startup de móveis personalizados recebe aporte de R$ 3 milhões de investidores anjo

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile