Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Departamento do Transporte dos EUA multa Latam em US$ 1 milhão por atrasos em reembolsos

A aérea informa que, desde o início da pandemia, emitiu mais de US$ 62 milhões em devoluções em voos cancelados saindo ou chegando do País

Redação de Redação
23 de maio de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Latam

O Departamento do Transporte dos Estados Unidos multou a Latam em US$ 1 milhão. O órgão argumenta que a companhia “falhou rotineiramente em fornecer reembolsos oportunos aos passageiros para voos” que saíam ou entravam no país no período da pandemia.

O departamento destacou que, desde 1º de março de 2020, recebeu mais de 750 reclamações de passageiros sobre atrasos na devolução de valores. “Nossa investigação revelou que, de março de 2020 até pelo menos novembro de 2021, a Latam exigia que os consumidores que solicitassem reembolsos obtivessem primeiro um voucher de viagem e depois o trocassem por dinheiro por meio de transferência bancária”, diz ainda a nota.

A partir do final de 2021 a Latam mudou a política e passou a fazer reembolsos no modelo original na maioria dos casos. Em 24 de maio de 2022, descontinuou a emissão de voucher.

“A Latam levou mais de 100 dias para processar milhares de solicitações de reembolso e, como resultado, milhares de consumidores sofreram danos significativos com o atraso extremo no recebimento de seus reembolsos”, afirma o Departamento de Transporte americano.

Em resposta, a aérea diz que, no início da pandemia, teve de cancelar mais de 1.100 voos diários, enquanto o número de pedidos de reembolso quadruplicou em relação aos níveis normais.

A companhia argumenta que apesar das circunstâncias extremas que ameaçaram a própria sobrevivência da Latam e da força de trabalho significativamente reduzida, sempre honrou sua obrigação de fornecer reembolsos aos passageiros em voos cancelados de e para os EUA, embora os reembolsos estivessem atrasados.

A aérea informa que, desde o início da pandemia, emitiu mais de US$ 62 milhões em devoluções em voos cancelados saindo ou chegando aos EUA. Para processar as solicitações de reembolso com mais eficiência, a Latam afirma que implementou uma nova plataforma digital para processar automaticamente as solicitações de reembolso elegíveis.

Segundo a empresa, foram investidos aproximadamente US$ 2 milhões para implementar e manter a plataforma. A companhia planeja investir um valor semelhante em 2023 para continuar melhorando a experiência do passageiro com o processo de reembolso, de acordo com a nota do órgão americano.

Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Atvos e Mitsubishi Motors renovam parceria para neutralizar emissões de carbono dos Mit Rallies

Próxima Postagem

TikTok processa Estado de Montana por proibição do uso da rede social

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
China TikTok

TikTok processa Estado de Montana por proibição do uso da rede social

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile