Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home E-commerce

E-commerce registra baixa de 15% dos seus acessos

Perspectiva é de melhora com a chegada da Páscoa e Dia das Mães

Redação de Redação
23 de março de 2023
no E-commerce, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
E-commerce registra baixa de 15% dos seus acessos

Apresentando queda desde o fim de 2022, o tráfego das plataformas de e-commerce caiu quase 15% no mês passado – pior resultado do ano e uma das retrações mais fortes dos últimos meses. Foi o quarto mês seguido de baixa, como mostra a última edição do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion. Contrariando até mesmo as previsões do mercado, entre novembro e fevereiro, o número de visitantes únicos caiu 19,6%, passando de 2.6 bilhões naquele mês para 2.13 bilhões agora.

O desempenho negativo foi puxado pelos acessos via dispositivos web, que caíram 17,3% entre janeiro e fevereiro, e também pelo carnaval — uma data tipicamente fraca para o varejo digital. A queda foi tão forte que, de maneira inédita, nenhum setor cresceu nesse intervalo de tempo. Ao contrário, os resultados comemorados foram entre aqueles que caíram menos, casos de Comidas e Bebidas (-3,6%), Pet (-7%) e Importados (-7,3%).

Entre as diminuições mais expressivas estão as dos setores de Turismo (-26,5%), Cosméticos (-22,1%) e Esportes (-17,8%). O setor de marketplaces, o mais robusto do relatório, espelhou o resultado geral e também caiu 15% em fevereiro, voltando à casa dos milhões (908) após quatro meses registrando desempenhos acima de 1 bilhão de visitantes.

O mesmo fenômeno impactou os acessos das principais plataformas do e-commerce brasileiro. O Mercado Livre perdeu 10% do seu tráfego ao longo do mês. A Amazon Brasil, segunda mais visitada, dissecou ainda mais: -14%. A Shopee caiu 11% e a Magalu, 15%.

O resultado mais impactante, porém, foi para a Americanas, que saiu do top 5 das plataformas mais acessadas deixando a quinta posição para a AliExpress, com 72 milhões de visitas. A empresa brasileira fechou o mês de fevereiro com 69 milhões de acessos.

Diego Ivo, CEO da Conversion, acredita que os dados são reflexos do momento econômico do país, ainda marcado por famílias endividadas, juros altos e, por consequência, desaceleração do consumo. Para ele, porém, são os números de agora que estão captando melhor os impactos das compras de Natal – que muitas pessoas seguem pagando nos primeiros meses do ano seguinte.

“Não era uma queda esperada, mas ela demonstra como as pessoas estão se comportando em relação ao consumo de bens não essenciais. Isso se vê nas retrações mais drásticas em produtos de beleza ou em viagens de férias, por exemplo”, explica.

Para o CEO da Conversion, porém, as previsões envolvendo métricas como tráfego e vendas seguem atreladas à estrutura sazonal do comércio brasileiro. Sendo assim, a Páscoa e o Dia das Mães prometem fazer o e-commerce voltar a crescer. “Não há dúvidas que esses desempenhos negativos dos últimos meses jogam todas as expectativas para as próximas grandes datas comemorativas”, observa Ivo.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

PicPay sai de prejuízo e tem lucro de R$ 20,4 milhões no 4º tri de 2022

Próxima Postagem

Rastreio é determinante para a fidelização do cliente no e-commerce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Notícias

Grupo Porto tem lucro de R$ 832 mi no 3º tri, alta de 13%

11 de novembro de 2025
Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
Economia

INPC recua para 0,03% em outubro e acumula 4,49% em 12 meses

11 de novembro de 2025
Com investimentos de R$ 15 bi no 1º ciclo, Sabesp deixará São Paulo em obras
Economia

Sabesp tem queda de 64,7% no lucro do 3º tri, para R$ 2,16 bi

11 de novembro de 2025
Varejo

Azzas tem lucro líquido recorrente de R$ 201,3 mi no 3º tri

11 de novembro de 2025
CEO da Oi, Mateus Bandeira, anuncia a funcionários que deixará o cargo
Economia

Ministério das Comunicações diz que vai avaliar decisão judicial que decretou falência da Oi

11 de novembro de 2025
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
Varejo

Natura tem prejuízo líquido de R$ 1,9 bi no 3º tri, queda de 71% ante 2024

11 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Rastreio é determinante para a fidelização do cliente no e-commerce

Rastreio é determinante para a fidelização do cliente no e-commerce

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile