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Home E-commerce

Sustentabilidade: DHL Group investe € 7 bilhões em logística neutra até 2030

Redação de Redação
23 de março de 2021
no E-commerce, ESG, Inovação, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos

A empresa de logística Deutsche Post DHL Group está aumentando o ritmo de sua descarbonização. Para isso, o grupo está investindo um total de € 7 bilhões nos próximos dez anos em medidas para reduzir suas emissões de CO2. Os fundos serão voltados, em especial, a combustíveis alternativos para aviação, para a expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e para edifícios neutros do ponto de vista climático.

Ao longo do caminho rumo à sua meta de emissões zero até 2050, que já está em vigor há quatro anos, a empresa está se comprometendo com novas metas intermediárias. Como parte da iniciativa Science-based Target – SBTi (meta baseada em ciência), a empresa se propôs, por exemplo, a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa até 2030, em conformidade com o Acordo de Paris.

As metas climáticas fazem parte do novo plano de sustentabilidade do Deutsche Post DHL Group, no qual a empresa estabelece suas metas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa na sigla em inglês) para os próximos anos. Além de seu compromisso com o meio ambiente, o grupo também define metas e medidas claras nas áreas de Responsabilidade Social e Governança.

Desenvolvimento sustentável

O conselho administrativo e o conselho fiscal do Deutsche Post DHL Group proporão aos acionistas, na próxima Assembleia Geral Anual, que o sistema de remuneração do conselho administrativo seja ainda mais estreitamente alinhado ao desenvolvimento sustentável dos negócios. No futuro, a consecução dos objetivos de ESG será tida em conta no cálculo da remuneração do Conselho Administrativo.

“Como a maior empresa de logística do mundo, é nossa responsabilidade liderar o caminho e levar a indústria de logística a um futuro sustentável. Estamos transformando nosso grupo, representado pela cor amarela, em uma empresa verde e fazendo uma contribuição importante para o Planeta e a sociedade”, disse Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL Group. “Estou convencido de que, ao nos concentrarmos ainda mais em nossos objetivos de ESG, continuaremos a ser a primeira escolha dos clientes, dos colaboradores e dos investidores, e, assim, lançaremos as bases para o sucesso econômico de longo prazo.”

O compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da cultura corporativa do Deutsche Post DHL Group. Desde 2008, o grupo tem metas ambiciosas de sustentabilidade, por exemplo, no que diz respeito à redução de CO2. Em 2017, se tornou a primeira empresa de logística do mundo a estabelecer uma meta de redução de suas emissões de gases de efeito estufa para zero até 2050. Para isso, a empresa oferece inúmeras soluções para tornar as cadeias de suprimentos mais sustentáveis e ajudar os clientes a atingir seus objetivos ambientais. Com a “Estratégia 2025” introduzida em 2019, a sustentabilidade tornou-se um componente fundamental da estratégia corporativa.

“A Covid-19 reforçou mais uma vez as grandes megatendências do nosso tempo: globalização, digitalização, e-commerce e sustentabilidade, os quatro impulsionadores da nossa ‘Estratégia 2025’. Destes temas, a sustentabilidade é o desafio mais premente. Com nosso plano de sustentabilidade, estamos intensificando nossos esforços e promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, pontua Frank Appel.

Crescimento da logística global

O grupo estima que suas emissões de CO2 seriam em torno de 46 milhões de toneladas em 2030 sem as medidas do novo plano de sustentabilidade. Em 2020, as emissões foram de 33 milhões de toneladas métricas. Hoje, a empresa está empenhada em reduzir essas emissões anuais de CO2 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, apesar do forte crescimento contínuo esperado nas atividades de logística global.

Para isso, o Deutsche Post DHL Group investirá cerca de € 7 bilhões em soluções logísticas neutras em termos climáticos até 2030. Os gastos decorrentes até 2023 já foram levados em conta no plano de investimentos até 2023 comunicado em 9 de março. Para distâncias curtas e entregas ao consumidor, o grupo continua a impulsionar a eletrificação de sua frota de veículos. Até 2030, 60% dos veículos de entrega ao consumidor devem ser alimentados eletricamente em nível global. Portanto, mais de 80 mil veículos elétricos estarão na estrada. Em 2020, esse índice era de 18%.

Em rotas mais longas, especialmente no transporte aéreo, a propulsão elétrica não é uma alternativa para o futuro próximo. É por isso que o Deutsche Post DHL Group está pressionando para o desenvolvimento e uso de combustíveis produzidos com energias renováveis: até 2030, pelo menos 30% das necessidades de combustível na aviação e na linha de transporte devem ser cobertos por combustíveis sustentáveis. Além disso, o grupo está investindo em imóveis ecológicos (escritórios, centros de correspondência e encomendas e armazéns logísticos): todos os novos edifícios que estão sendo construídos serão neutros em relação ao clima.

“Alternativas sustentáveis e limpas de combustível são fundamentais para a logística neutra em termos climáticos em um mundo globalizado. Em especial no transporte aéreo, estas medidas poderiam contribuir para reduzir as emissões de CO2. É por isso que nos envolveremos ainda mais intensamente em iniciativas e fortaleceremos o intercâmbio intersetorial para desenvolver uma estratégia e padrões globais aqui. Uma coisa é certa: só unindo forças, em todos os países e setores, conseguiremos um progresso verdadeiramente sustentável em todas as áreas”, diz Frank Appel.

Inclusão e igualdade

Com base nos valores corporativos “Respeito e Resultados”, o Deutsche Post DHL Group também promoverá a inclusão e a igualdade de oportunidades dentro da organização. A proporção de mulheres executivas na gestão deve aumentar de 23,2% hoje para pelo menos 30% até 2025. “Nossa diversificada força de trabalho motivada é fundamental para uma excelente qualidade de serviço e alta satisfação do cliente. Clientes satisfeitos são a base para o sucesso econômico. Esta é outra razão pela qual estamos convencidos de que vale a pena promover ativamente a igualdade de oportunidades”, diz Thomas Ogilvie, Chief Human Resources Officer and Labor Director do Deutsche Post DHL Group.

Além disso, o grupo estabeleceu o objetivo de manter a classificação de aprovação na categoria “envolvimento do colaborador” na pesquisa anual global de colaboradores em um nível consistentemente alto acima de 80.

O Deutsche Post DHL Group também se comprometeu a investir 1% de seus lucros líquidos anualmente em seus programas e iniciativas de impacto social. O programa GoTrade, lançado em 2020, concentra-se em dar às pequenas e médias empresas dos países em desenvolvimento acesso aos mercados globais e, assim, impulsionar o comércio internacional. O programa de resposta a desastres GoHelp fornece assistência logística de emergência de forma rápida e gratuita em caso de desastre. O grupo também continua a expandir o programa GoTeach, que melhora a empregabilidade dos jovens que vivem em circunstâncias socialmente desfavorecidas devido à pobreza, à perda de entes queridos ou à fuga devido a desastres, preparando-os com as habilidades necessárias para uma transição bem-sucedida ao mundo do trabalho.

O Deutsche Post DHL Group também estabelece regras ainda mais rigorosas no que diz respeito à boa governança corporativa. Por exemplo, o Código de Conduta para fornecedores foi atualizado. As regras e normas nele descritas foram ainda mais estreitamente alinhadas com os critérios de sustentabilidade. Além disso, foi introduzida uma nova declaração política sobre os direitos humanos. “Como líder de mercado, somos um exemplo a seguir para práticas empresariais responsáveis e éticas e um comportamento justo. A ESG é parte integrante da ‘Estratégia 2025’ e todos os KPIs relevantes são, portanto, integrados na gestão do Grupo e seus relatórios regulares”, diz Melanie Kreis, Chief Financial Officer do Deutsche Post DHL Group

Imagem: Divulgação

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